Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2008 - 07:54

Sprint: game digital corporativo educa para a tomada de decisões

No dia-a-dia de trabalho, os colaboradores de uma organização precisam tomar decisões alinhadas à estratégia de negócios da empresa num ambiente cheio de pressões e incertezas. Entretanto, as organizações têm poucos momentos para alinhar seus funcionários com os objetivos da empresa, o que daria mais segurança na tomada de decisões. Então, como criar condições para que um colaborador pondere alternativas, assuma os riscos, se sinta mais seguro e ouse mais?

Para mostrar que é possível orientar os colaboradores a entender os elementos envolvidos no processo de decisão, a Dobra criou e desenvolveu o game coorporativo “Sprint”. O objetivo do jogo é alinhar os funcionários aos objetivos de negócios da empresa, simulando a tomada de decisões sobre questões estratégicas e premiando as decisões mais adequadas. “Não existe uma receita, mas é possível instruir e oferecer informações relevantes, com a simulação do ambiente real”, explica Luciana Annunziata, sócia da Dobra e diretora do núcleo de Aprendizagem da empresa.

O Sprint é um jogo que combina o ambiente digital com atividades em grupo, onde “equipes de remadores” são estimuladas a fazer seu barco chegar à frente dos “concorrentes”, através da tomada de decisões alinhadas com as necessidades do negócio e o ambiente externo competitivo. “O conteúdo do jogo é construído de acordo com o cenário de negócios do nosso cliente. Questões estratégicas fictícias são levantadas para que os grupos tomem decisões de investimento, por exemplo”, esclarece Luciana. A dinâmica do jogo permite que ele seja aplicado a pequenos ou grandes grupos.

Sprint na Boehringer Ingelheim - No VTI Day 2008, evento anual da indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim, o Sprint envolveu cerca de 650 participantes. A empolgação e o intenso envolvimento de todos mostraram que é possível atingir os resultados desejados nos processos de comunicação e desenvolvimento organizacional.

Adriana Tieppo, Diretora de Recursos Humanos da Boehringer, comenta que o resultado da parceria com a Dobra foi excelente. “Nosso desafio no VTI era promover uma dinâmica, na qual todos se interessassem em participar e, ao mesmo tempo, aprendessem sobre os nossos negócios. A solução criada pela Dobra foi totalmente adequada ao que queríamos e muito criativa.”

“A característica multidisciplinar da Dobra é um diferencial e permite oferecer soluções inovadoras e relevantes para nossos clientes”, ressalta Luciana.

Dobra - Formada por duas unidades de negócios, a Dobra Digital e a Dobra Aprendizagem, a Dobra tem como missão contribuir para que seus clientes inovem de forma sustentável, buscando o alinhamento entre a imagem externa da marca e sua cultura interna. Juntas, as duas unidades produzem diversas soluções em aprendizagem organizacional, programas de inovação, comunicação, web e branding.

A Dobra tem como sócios: Luciana Annunziata, consultora em projetos de inovação e mudança organizacional e Mestre em Criatividade Aplicada; José Renato Bergo, profissional com mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos de comunicação audiovisual, mídias interativas e endomarketing, e Renato Lopes, Mestre em Design pelo Savannah College of Art & Design e que já realizou projetos premiados em empresas como Tesla, Mandic, Submarino e IG.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira