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27/09/2008 - 08:21

Comissão julgadora do Prêmio Santander de Ciência e Inovação é formada

Fase seletiva é iniciada após recorde de inscrições com a participação de 362 candidatos .

São Paulo — O Prêmio Santander de Ciência e Inovação teve número recorde de inscritos: 362, enquanto a edição anterior reuniu 345 inscrições. Para avaliar os trabalhos, foi formada uma comissão julgadora, coordenada por Adolpho Melfi, vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências. Nessa primeira fase seletiva, os projetos foram divididos por categorias e os membros da comissão irão realizar a avaliação dentro de suas competências.

A comissão julgadora conta com os pesquisadores: Américo Martins Craveiro, Diretor de Gestão Tecnológica da Vallée S.A.; José Roberto Postali Parra, Professor Titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo; Luiz Nunes de Oliveira, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo; Oswaldo Massambani, Professor Titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e Vahan Agopyan, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo e Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A lista dos semifinalistas do Prêmio Santander de Ciência e Inovação será divulgada no dia 15 de outubro, no site dos Prêmios, no endereço: www.universia.com.br/premiosantander. Os semifinalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo já foram divulgados e podem ser conferidos no mesmo endereço de Internet.

Os finalistas serão anunciados durantes as cerimônias regionais: em Porto Alegre (candidatos da região Sul), São Paulo (Sudeste) e Salvador (Norte, Nordeste e Centro-oeste). A premiação final nacional, com o anúncio dos vencedores, será realizada, em São Paulo.

Os Prêmios - Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

Para o Prêmio de Empreendedorismo, puderam se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades. Os vencedores de cada categoria, de ambos os prêmios, receberão R$ 50 mil para viabilização do projeto, totalizando R$ 350 mil em premiações.

A quarta edição trouxe três novidades. Este ano, os inscritos no Prêmio de Empreendedorismo tiveram acesso a um curso on-line gratuito de empreendedorismo, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC). Outra mudança é que, diferente do ano passado, os finalistas serão revelados, durante as cerimônias regionais. Outra novidade é que a cerimônia final, realizada em São Paulo, será durante a semana global de empreendedorismo.

Prêmio Santander de Empreendedorismo - O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolvem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação.

Todos os planos que estão concorrendo ao Prêmio Empreendedorismo estão sendo avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Prêmio Santander de Ciência e Inovação - O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação estão sendo considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental.

A avaliação e o julgamento dos projetos estão sendo realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.070 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 75% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 256 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 133,4 bilhões, R$ 139,2 bilhões de captações totais, que incluem recursos de terceiros administrados – R$ 46,9 bilhões em depósitos e R$ 53,8 bilhões em fundos de investimentos –, 8,5 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro e o sétimo do mundo por capitalização em bolsa. Sua atividade fundamental é o varejo bancário, complementado por atividades do banco de atacado, cartões de crédito, gestão de ativos e seguros. Fundado em 1857, tem € 918 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem cerca de 65 milhões de clientes, mais de 11,2 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina. Por meio de sua filial Abbey, é o sexto maior banco do Reino Unido. É ainda o terceiro maior grupo bancário de Portugal. Com o Santander Consumer, tornou-se líder em financiamento ao consumo, operando em 20 países, em especial na Europa e Estados Unidos. No primeiro semestre de 2008, registrou lucro líquido de € 4,74 bilhões, 22% a mais do que o registrado no ano anterior.

Na América Latina, sem a inclusão do Banco Real, o Grupo Santander administra volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de patrimônio) por meio de 4,5 mil agências. Nos seis primeiros meses de 2008, ainda sem o Real, o Santander teve lucro líquido de US$ 2,17 bilhões na região, volume 20% superior ao apresentado em mesmo período do ano passado.

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