Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2008 - 09:32

Pesquisa do CIEE-ES revela: jovens mais criteriosos na escolha dos candidatos

A uma semana das eleições, uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-ES) traz uma boa notícia: os jovens capixabas estão mais preocupados com a política. Aplicada na sede do CIEE-ES, de 15 a 23 de setembro, foram entrevistados 505 estudantes de ensinos médio, técnico e superior, de escolas e faculdades do ensino público e privado, com idade entre 16 e 33 anos.

Aqueles políticos envolvidos com escândalos e denúncias de irregularidades afastam o eleitorado jovem. Quando questionados sobre o que mais pesa na escolha de um candidato, 48,22% apontaram o caráter. Já 28,46% responderam que levam em conta as propostas dos candidatos.

Apenas, 5,34% marcaram a experiência como opção. A pesquisa mostrou também que os estudantes estão atentos aos projetos dos políticos: 63,44% afirmaram acompanhar as atividades do candidato depois de eleitos.

O sistema educacional foi outro dado revelado na pesquisa. Quando a pergunta foi qual assunto deveria ser a principal preocupação do próximo prefeito, 50,40% responderam educação; 26,68% segurança; e 15,02% saúde.

O desemprego ficou em último lugar com 7,91% das respostas. Outro item que revelou uma boa surpresa foi a obrigatoriedade do voto. 50,20% disseram que mesmo se o voto deixasse de ser obrigatório continuariam votando porque têm consciência do valor dessa prática.

Quanto ao horário eleitoral gratuito, boa parcela dos entrevistados, 60,87%, respondeu ter o hábito de assistir para esclarecer dúvidas e ajudar na escolha dos candidatos. Grande parte, 48,81%, também se lembra em quem optou na última vez em que foi às urnas. Em meio a tantas alianças políticas, o partido não aparece com tanta importância. Apenas 0,79% disse votar em função da sigla.

No que diz respeito aos meios de comunicação, o debate na mídia aparece como o que mais influencia numa disputa eleitoral (44,07%). As reportagens ficam em segundo lugar com 18,58%. E em terceiro vem o horário político com 14,62% e, em seguida, o resultado de pesquisas, com 13,04%.

Essa é a segunda vez que o CIEE-ES realiza uma pesquisa antes das eleições municipais. A primeira foi realizada em 2004. Ao todo, foram abordados 16 itens e os dados em geral mostraram que, a cada dia, os jovens estão mais conscientes da importância do voto como ato de cidadania.

“O CIEE-ES é uma instituição de assistência social, voltada para a formação dos nossos jovens, e por isso, busca acompanhar o desenvolvimento político e social destes, que serão os cidadãos e dirigentes de amanhã” enfatizou o superintendente do CIEE-ES, Jossyl Cesar Nader.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira