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Responsabilidade social não é assistencialismo!

O especialista em Gestão Empresarial Francisco Higa explica como a prática da responsabilidade social gera benefícios à empresa e à sociedade. “Tornar-se auto-sustentável é o caminho para o desenvolvimento social e empresarial”, defende.

Na prática, o conceito de responsabilidade social é muito fácil de ser confundido com ações de assistencialismo. Francisco Higa, autor do livro “Vai dar M...” (Ed. Gente) e fundador da TurnpoInt Gestão e Desenvolvimento Organizacional ensina que responsabilidade social é a administração ou gestão de uma empresa baseada em ações que a capacitem para gerir com sustentabilidade as suas atividades, visando perpetuar seu negócio.

Para ele, quando uma empresa adota uma postura socialmente responsável busca a preservação do meio ambiente, das culturas da comunidade onde está inserida e promove ações que possibilitem a diminuição da desigualdade social. Segundo o consultor, quando o empreendimento se torna auto-sustentável - produz os recursos e materiais que não degradam o meio ambiente, gera lucros para a sociedade e não desperdiça nada. “Devemos pensar o lucro como uma conseqüência das ações pela sustentabilidade”, reforça Higa.

Já o assistencialismo é quando as empresas oferecem à comunidade doações ou campanhas. “A prática do assistencialismo existe para sanar problemas imediatos, pois suas ações não duram muito tempo e os resultados são apenas momentâneos”, explica Higa.

Quando uma família precisa de uma cesta básica ou remédio e recebe a doação é apenas para sanar o momento de dificuldade. Depois cabe à pessoa procurar uma forma legítima para manter-se. Em suma: ”não adianta dar o peixe, deve-se ensinar a pescar”, esclarece o especialista.

Para Higa, como grande parte da população brasileira é extremamente solidária, envolve-se facilmente com a causa dos outros. Isso gera atitudes que podem parecer solução no momento, mas não gerarão frutos no futuro. Tais ações podem comprometer a visão de como são as verdadeiras práticas de responsabilidade social.

Segundo o professor universitário, que atua há 17 anos com gestão empresarial, o ideal seria proporcionar ações de desenvolvimento sustentado. As empresas podem investir em saneamento básico, proteção ambiental e educação ou ainda consumir produtos gerados pela comunidade local.

Para que as atividades de responsabilidade social obtenham sucesso, Higa aconselha: “o primeiro passo é o estudo completo da área de atuação da empresa, da comunidade onde está inserida e também da disposição em mudar sua cultura interna”.

Dicas do consultor: Responsabilidade social é um compromisso assumido junto aos públicos internos e externos da empresa. | § Tenha uma visão clara dos fatores críticos que garantem a sustentabilidade do seu negócio e seus impactos na comunidade.| § Faça a sua parte. Avalie o seu próprio comportamento. Aplique o seu discurso.| § Não se esqueça que o planeta Terra é a sua casa. Trate-o bem.| § Não destrua. Transforme. Recicle sempre.

Consultor Francisco Carlos Higa - Sócio-fundador da Turnpoint Gestão e Desenvolvimento Organizacional, consultor especialista em gestão e organização, professor universitário pela FAAP, autor do livro “Vai dar M... – Soluções para seu projeto não afundar” (ed. Gente). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e possui MBA internacional pela USP (Universidade de São Paulo) e OWEN University, nos Estados Unidos. Já trabalhou em várias empresas realizando projetos de reestruturação organizacional. Viaja pelo Brasil e pelo mundo atuando como conferencista em eventos.

Turnpoint - No mercado desde janeiro de 2005, a Turnpoint é uma empresa de consultoria cujo objetivo primário é apoiar seus clientes na busca de resultados pragmáticos e da eficiência perene na gestão de seus negócios, por meio do desenvolvimento organizacional.

O principal diferencial da Turnpoint é a capacidade de executar os projetos focados, não somente na conquista resultados específicos no curto prazo, como também na preparação de seus clientes para que sejam capazes de buscar e implementar por si próprios soluções para as novas demandas do negócio.

Para atender a essa proposta de valor, a Turnpoint conta com uma equipe de profissionais vindos de empresas de primeira linha, que somam muitos anos de experiência como consultores de gestão empresarial e como executivos de empresas atuantes em diferentes segmentos de negócio.

É com essa abordagem que a Turnpoint oferece às empresas um novo conceito de consultoria caracterizada por uma atuação diferenciada e que permite servir às inúmeras necessidades de qualquer organização.

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