Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2008 - 09:56

Mumbuca é Pentacampeã Nacional da raça de ovinos Santa Inês

Com participação de mais de 1000 animais, 88 expositores de seis diferentes Estados e delegações da África do Sul, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela, a Expo Brasil – 7ª Exposição Nacional da Raça Santa Inês terminou no sábado, 27de setembro, em Aracaju, (SE). No mais importante evento da raça o Rebanho Mumbuca conquistou pela quinta vez os dois mais cobiçados títulos da mostra: “Melhor Criador” e “Melhor Expositor”.

O título de “Melhor Criador” foi na soma de 500 pontos com 30 animais premiados; o de “Melhor Expositor” foi de 740 pontos com 17 animais premiados.

“Foi uma conquista ponto a ponto, campeonato a campeonato, numa sucessão de emoções que culminou com a definição das progênies que levaram a nossa vitória. Este Pentacampeonato coloca a Mumbuca como o rebanho da raça Santa Inês que mais venceu nesta década, resultado que ninguém mais alcança”, comemorou Isnar Bastos, idealizador do rebanho no Estado de Alagoas e que, desde final de 2006, ganhou como sócios os irmãos Fabio, Rodrigo e Ricardo Cotrim, além de Magim Rodriguez, todos empresários paulistas.

Acompanhando com crescente interesse o setor de ovinos e em especial do Santa Inês, Fábio Cotrim era um dos mais entusiasmados com as conquistas. Marcando presença nos principais eventos da raça desde que se tornou sócio do rebanho, o novo criador tem visto a coleção de troféus aumentar na galeria da Fazenda Mumbuca, em Amparo (SP), onde está instalada a Unidade Sudeste do rebanho. Afinal, em 2007, ano de estréia no Ranking da ASPACO – Associação Paulista de Criadores de Ovinos -, a Mumbuca foi eleita a “Cabanha do Ano” nas categorias “Melhor Criador” e “Melhor Expositor”, títulos que voltou a conquistar neste 2008 por antecipação. “Mas nada é comparado com a emoção de um Pentacampeonato Nacional”, comparou o criador paulista. “Competir com 88 dos principais criadores da raça e com mais de 1.000 animais em pista é muito gratificante e consolida ainda mais a qualidade genética que estamos selecionando”, enfatizou.

Outros títulos - Os campeonatos de Progênie de Pai e Mãe premiam filhos e filhas de reprodutores e matrizes da raça e de certa forma o resultado revela a tendência da seleção. Na 7ª Expo Nacional quem faturou os dois Grandes Campeonatos foi a Mumbuca.

O Grande Campeão Nacional de Progênie de Pai foi Mumbuca Forte 1669, atual recordista de preço da raça e o maior produtor de campeões da temporada. O título foi conquistado através das conquistas em pista de seus filhos, Mumbuca TE H-Caceteira 2980, Mumbuca TE H-Melhor 2978, Mumbuca TE Haloisita 2890 e Mumbuca TE Heril 3007.

Doadora do rebanho, SMR 572 conquistou o título de Grande Campeã Nacional Progênie de Mãe com os filhos Mumbuca TE H-Melhor 2978 e Mumbuca TE Herói 2237A.

Nos campeonatos, o destaque entre as fêmeas foi Mumbuca TE H-Melhor 2978 (Mumbuca Forte 1669 x SMR 572), eleita Campeã Nacional Borrega Maior.

Entre os machos o destaque ficou para Mumbuca TE Hanoveriano 2165A (Mumbuca Forte 1669 x BR Bonita Angélica 518), que conquistou o título de Campeão Nacional Ovino Jovem; seu Reservado foi Mumbuca Hiato 2199A (Varrela I 375 x Mumbuca 958).

Na 7ª Expo Nacional o júri foi composto por Joselito Araújo Barbosa, da Bahia, Edmilson Lúcio de Souza Júnior, da Paraíba, e Adalberto Cabral de Farias Júnior, de Pernambuco.

A organização da 7ª Expo Nacional foi da Associação Brasileira de Ovinos Santa Inês (ABSI), Associação Sergipana dos Criadores e Caprinos e Ovinos (ASCCO) e contou com apoio direto e indireto de sete secretarias de Estado de Sergipe, além de entidades como o Aracaju Convention e Visitors Bureau e o Sebrae/SE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira