Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2008 - 10:37

Multinacional americana apresenta tecnologia inovadora voltada para subestações de energia

Vale, Usiminas, Petrobrás e Gerdau são algumas das empresas que estarão presentes no seminário em Belo Horizonte.

P seminário “Introdução da Norma IEC 61850 – Aplicações Industriais”, acontece em Belo Horizonte (MG), na próxima quarta-feira (1º de outubro). O evento reunirá mais de 200 engenheiros e técnicos de renomadas empresas, como: Vale, Usiminas, Samarco, Orteng, Fosfértil, Anglo Ferrous, Magnesita, Minerconsult, Petrobrás, Gerdau, Holcim e CSN. O seminário será ministrado pelo engenheiro Ricardo Abboud, da multinacional americana Schweitzer Engineering Laboratories (SEL), com filial em Campinas – SP.

O encontro irá proporcionar às organizações mais conhecimento sobre a IEC 61850, norma internacional que cria um protocolo mundial para padronizar a comunicação em subestações de energia elétrica, promovendo a interoperabilidade dos sistemas de controle e proteção. No Brasil, essa norma já foi definida como padrão para os setores de energia e petroquímico. Os resultados são a simplificação da engenharia, confiabilidade das informações e economia de custos. “Muitas informações que antes eram obtidas por fios e cabos convencionais passam a trafegar em alta velocidade pela rede Ethernet, com velocidades de transmissão de 100 MBits/seg. É semelhante a uma rede de computadores de escritórios, porém, com equipamentos muito robustos. Trata-se de um grande desafio para os engenheiros das empresas de outros setores, além do de energia e petroquímico”, explica Fernando Pettinati Ayello, engenheiro e diretor comercial e de marketing da SEL.

Segundo Fernando, uma grande vantagem da IEC 61850 é a possibilidade de zelar pela qualidade e disponibilidade de energia através da tecnologia inteligente. A automação de uma subestação de energia elétrica é um processo que visa melhorar o fornecimento da energia, agilizar restabelecimento em caso de falhas, otimizar utilização de equipamentos, evitar problemas com base no histórico passado e reduzir custos.

Nesse contexto, a SEL apresenta sua tecnologia inovadora para as mineradoras, siderúrgicas e cimenteiras, onde já existe a tendência de se adotar a norma. Os relés, "vigilantes" do sistema elétrico, quando "sentem" que algum problema está ocorrendo, iniciam ações para os desligamentos da energia, de forma a evitar que os problemas se propaguem para outras áreas não afetadas. “Existe uma grande responsabilidade por trás do engenheiro encarregado pela configuração dos relés de proteção, pois, em caso de erros de cálculos ou de implementação dos parâmetros, o equipamento poderá atuar de forma errada e causar enormes prejuízos à sociedade”, ressalta Fernando.

Perfil da SEL - A SEL - Schweitzer Engineering Laboratories é uma empresa norte- americana com foco em engenharia e tecnologia de ponta. O presidente e CEO da SEL, o Dr. Edmund Schweitzer III, é um dos maiores cientistas da atualidade e conhecido como o pioneiro em proteção digital. É considerado inventor do primeiro relé de tecnologia numérica do mundo e possui mais de 25 patentes.

A SEL tem inúmeros projetos desenvolvidos em vários países, sendo que, no Brasil, tem como clientes concessionárias de energia elétrica e vários tipos de indústrias. Um de seus projetos de maior destaque foi o desenvolvido em uma refinaria da Petrobrás, em conjunto com a ORTENG, de Belo Horizonte - MG.

Seminário: Introdução da Norma IEC 61850 – Aplicações Industriais, em 01/10/2008, das 8h às 17h30, no Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, Avenida do Contorno, 7315 - Lourdes - Belo Horizonte - MG . Público-alvo: siderúrgicas, mineradoras e cimenteiras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira