Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2008 - 10:45

Bordeaux, Capital mundial da Fotônica durante a «Invest in Photonics»

Novidades sobre a «Invest in Photonics’»: criação de um Comitê técnico e, a cinco meses do evento, aproximadamente vinte empresas já enviaram seus projetos que apresentam alto potencial de crescimento. A data limite para recebimento dos dossiês está marcada para o próximo dia 30 de setembro. Três temáticas / setores se destacam: Saúde, Energia e Telecomunicações. Nos dias 11 e 12 de dezembro, Bordeaux será indiscutivelmente o principal ponto de encontro da Fotônica com a presença de cerca de 150 especialistas do segmento.

Um evento inédito na área da fotônica - «Invest in Photonics» foi imaginada para reunir, em Bordeaux, empresários da fotônica, investidores (fundos de capital de risco, fundos de capital de desenvolvimento, corporate venture e bancos de negócios), analistas de mercado e empresas que atuam em múltiplos setores aplicativos: meio ambiente, segurança, biotecnologia, saúde, produção industrial…

Um comitê técnico internacional criado para aprovar os dossiês - Para reunir expertise, qualidade e performance, os organizadores(1) optaram por criar um Comitê Técnico (2) formado por profissionais internacionais provenientes das áreas industrial e financeira. A missão destes especialistas: aprovar o conteúdo técnico e os dossiês de apresentação das empresas que estão em busca de financiamento para seus projetos.

A cinco meses do evento, cerca de vinte dossiês foram enviados. A data limite para recebimento destes materiais está marcada para o próximo dia 30 de setembro. O objetivo é apresentar 40 empresas interessadas em dispor de fundos ou de parcerias financeiras e divulgar projetos Spin Off (disseminação de grandes Grupos Industriais).

Mercados com elevado potencial de crescimento: Saúde, Energia e Telecomunicações - Obter financiamentos para poder concretizar as escolhas tecnológicas representa assim uma verdadeira problemática para as empresas que desenvolvem projetos inovadores. Dentre os temas que atendem a uma demanda mundial, encontra-se a Saúde (laser para uso médico, bio fotônica, diagnóstico por imagem…) que busca observar o corpo humano com a ajuda de uma micro câmera, « cartografar » rapidamente células e genes, curar destruindo apenas as células doentes com a ajuda de um feixe de laser, comunicar com os olhos no caso de indivíduos com mobilidade totalmente reduzida, fazer desaparecer lesões vasculares, remodelar a epiderme…

Outra temática amplamente representada é a Energia (fotovoltaica, iluminação,....). Trata-se de uma energia renovável que permite produzir o uso da eletricidade, transformando parte dos raios solares em eletricidade graças a uma célula fotovoltaica, fruto da tecnologia fotônica. Um mercado em franca expansão (+ 30% desde 1999). As aplicações e as inovações se multiplicam e a fonte é praticamente ilimitada (5% da superfície dos desertos seriam suficientes para alimentar o planeta inteiro).

Enfim, as telecomunicações (aparelhos eletrônicos de uso doméstico, monitores, TI, receptores…) concentram as tecnologias utilizadas habitualmente pelos consumidores como os LED que estão presentes nos faróis de alguns automóveis ou ainda no teclado virtual dinâmico, nos celulares ou na iluminação de interiores.

Dois dias dedicados às problemáticas de crescimento - Invest in Photonics se realizará durante dois dias e se desenvolverá em torno de três módulos principais. O primeiro deles, o Business Time, que facilitará o encontro entre Start-up e PME e investidores potencialmente interessados.

Segundo evento de peso, o Market Time, será a oportunidade de se informar sobre as tendências do mercado graças a líderes de opinião e sua visão prospectiva.

Enfim, o Innovation Time permitirá a apresentação de know-how sob a forma de um «Show room de Produtos inovadores» e a «visita ao laser megajoule (lmj)».

(1) Organizaçâo: Câmara de Comércio e Indústria de Bordeaux, ALPhA (Aquitaine Laser Photonique et Applications) e CEA

Com o apoio financeiro da Europa, do Governo francês, do Conselho Regional da Aquitaine, do Conselho Geral da Gironde, da Associação de Municípios da Região de Bordeaux e da Prefeitura de Bordeaux

Em colaboração com o CNOP (Comitê Nacional de Ótica e Fotônica, órgão representativo de todos os pólos franceses de Ótica / Fotônica), o EPIC (European Photonic Industry Consortium) e Finance&Technologie.

(2) O comitê técnico é composto principalmente por representantes de: Sofinnova Partners, Bookham, Canadian Photonics Consortium, Quebec Photonics Network, CNOP (Comitê Nacional de Ótica e Fotônica), EPIC (European Photonic Industry Consortium), ZHO (Zentrum für Optoelektronik), CEA/ALPhA…

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira