Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2008 - 10:52

Proprietários transformam imóveis comerciais em residenciais para facilitar locação

De um lado, oferta limitada de quitinetes e imóveis de um dormitório para locação diante de uma demanda em expansão. Do outro, conjuntos comerciais fechados por longos períodos pela falta de interessados sobre os quais incidem impostos e taxas. Para resolver esta contradição, alguns proprietários têm optado por uma solução arrojada: transformar os imóveis comerciais em unidades residenciais.

Segundo a gestora de patrimônio da Imobiliária Galvão, Débora Maria Dronk, além da maior velocidade na locação do imóvel residencial, que geralmente é imediata, o rendimento obtido com o aluguel neste segmento tem estimulado a adaptação dos empreendimentos. “O valor do aluguel de um imóvel residencial pode chegar a 1% do valor de venda do imóvel, dependendo da localização", afirma.

Débora conta que o valor dos recursos investidos na transformação varia de acordo com o estado de conservação do imóvel. As principais adaptações estão relacionadas à implantação de instalações hidráulicas, elétricas e de sistema de gás, assim como colocação de armários e pia na cozinha. “Existem conjuntos comerciais que não necessitam de nenhuma intervenção pois já possuem os equipamentos necessários", diz.

Entretanto, a gestora alerta que é necessário constar na convenção do condomínio a possibilidade de utilização do imóvel tanto para fins comerciais como para residenciais para que a transformação seja realizada. Mas, é necessário cautela. “Algumas unidades comerciais situadas em regiões estratégias, geralmente próximas à área central, não precisam desta intervenção pois são facilmente alugados", ressalta Débora.

De acordo com ela, não há nenhuma resistência por partes dos inquilinos quanto ao fato de morar em um imóvel que recebeu as mudanças. “Depois de alterado, o imóvel passa a ter características estritamente residenciais, sem vinculação alguma com o seu caráter anterior de escritório", destaca Débora.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira