Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2008 - 11:13

Cabral recebe família real para lançamento de livro


Mil e duzentas fotos raras da família real portuguesa foram encontradas há quatro anos em um baú na casa de um de seus membros, na Europa. E este material virou um livro. O país onde estava o baú e o dono do acervo terão que ser mantidos em segredo, solicitação feita aos autores do livro. Apesar desse mistério, as fotos revelam muitos outros sobre a origem de nós, brasileiros. São retratos que mostram a intimidade da família real, como em momentos em que estão passeando no jardim do Palácio Guanabara, residência real da época, com trajes casuais. A publicação também traz momentos históricos, que antes eram considerados sem registro fotográfico, como o Senado cheio, no dia da assinatura da Lei Áurea.

Essas fotos estão reunidas no livro A Coleção da Princesa Isabel - Fotografia do Século XIX, dos pesquisadores Pedro e Bia Corrêa do Lago, que foi lançado no daí 15 de setembro (quinta-feira), no Salão Nobre do Palácio Guanabara. O governador Sérgio Cabral presidiu a cerimônia e recebeu um exemplar das mãos de Dom Antonio João de Orleans e Bragança, que representou a família real no evento.

- Dom Pedro foi uma pessoa que apostou na cidadania e no país e teve coragem de comprar uma briga pela libertação dos escravos. Espero que esse livro seja um sucesso, porque além da importância histórica, traz registros de grandes fotógrafos, como Marc Ferrez - disse Cabral.

Para a secretária de Cultura, Adriana Rattes, o livro é o produto de uma excelente descoberta, principalmente por apresentar, depois de tanto tempo, um material vasto e inédito sobre a cultura brasileira.

- Precisamos sempre preservar e respeitar o nosso patrimônio. Só assim seguiremos em frente – afirmou a secretária.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy; o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner; entre outras autoridades. Por: Júlia Viegas/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira