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30/09/2008 - 11:24

Property management: estratégia de crescimento

A contratação de empresas especializadas em serviços integrados vem sendo considerada como um dos caminhos mais avançados da gestão moderna. No segmento de property management, que inclui serviços como recepção, gestão ambiental, limpeza e conservação, segurança, manutenção predial e de ar-condicionado, coleta de resíduos, paisagismo, controle de pragas, estacionamento, energia e água, entre outros, a terceirização desses serviços tem adicionado valor às empresas, influenciado seu potencial competitivo e até mesmo apresentado forte componente na retenção de mão-de-obra.

Diferentemente dos anos 90, quando a terceirização de alguns serviços era encarada apenas como uma forma de reduzir custos e delegar tarefas que não faziam parte do core business da empresa, hoje em dia ela surge como uma possibilidade concreta para se obter vantagem competitiva. Pode-se dizer que é uma ferramenta estratégica, cuja exploração pelas empresas tem aumentado gradativamente, na medida em que percebem que a terceirização de serviços passa a integrar o core competence – que constitui os fatores-chave da diferenciação frente á concorrência.

Joseph Dawson, presidente da IFMA (International Facilities Management Association) costuma afirmar que até 2010, o foco da terceirização de serviços está sendo direcionado para as pessoas, os espaços e, por fim, os processos. A justificativa dessa mudança de conceito é simples: as empresas estão constatando os ganhos reais em priorizar necessidades humanas, o local de trabalho do amanhã, tecnologia, segurança e sustentabilidade. Sendo assim, tanto a empresa que terceiriza serviços como o cliente que os contrata, entenderão que tudo compete para aumentar o valor da organização.

Mais do que redução de custos e tempo para se dedicar ao negócio central da empresa, a decisão pelo outsourcing tem-se revelado como uma grande estratégia de crescimento. Maior eficácia organizacional, mais qualidade de vida aos colaboradores – que se sentem valorizados e contam com um ambiente que promove saúde, conforto e possibilidades de crescimento –, produto final com mais qualidade, possibilidade de a empresa enfrentar adversidades ambientais de modo mais equilibrado, valorização do imóvel, mais agilidade administrativa e poder de decisão.

O investimento em property management passa a ocupar um lugar de destaque nas estratégias das organizações, na medida em que tem impacto direto no comportamento de colaboradores, administradores e clientes. Quando uma gama de serviços tem esse poder de influenciar pessoas, certamente também promoverá uma gestão financeira mais acurada, sendo um dos itens do ambiente de trabalho a ser incorporado às estratégias de crescimento.

No ambiente de trabalho competitivo de hoje em dia, as melhores companhias para se trabalhar certamente são aquelas que adotam soluções inteligentes, proporcionando um ambiente prazeroso não só para clientes externos, como para os clientes internos, retendo os melhores profissionais do mercado, capazes de corresponder à altura os investimentos que vêm sendo feitos e que impactam positivamente suas vidas.

. Por: Ricardo Martins, diretor de operações da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa que atua há 46 anos no segmento de property management – com 96% de retenção de clientes. A Brasanitas reúne as marcas Brasanitas Serviços Especializados, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink.

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