Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2008 - 09:10

Setor plástico busca melhores oportunidades

ABC paulista debate rumos do segmento e propicia condições para empresas fecharem novos negócios.

A competitividade global, a política industrial brasileira, a qualificação profissional, a isonomia tributária para o ramo petroquímico-plástico, a logística da região do ABC paulista, as dificuldades no fornecimento de matéria-prima para as indústrias de transformação e a preservação do meio ambiente foram os assuntos debatidos no VII Seminário do Setor Plástico do Grande ABC.

A iniciativa fez parte do encontro "Grande ABC, a Capital Nacional do Plástico", que incluiu também a III Rodada de Negócios - Plásticos. O seminário, realizado no Clube Primeiro de Maio, em Santo André (SP), contou com um público de 400 pessoas. A discussão reuniu grandes companhias, associações, sindicatos, universidades, micro e pequenas empresas, poder público e entidades do segmento.

O debate teve participação do diretor executivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola; do coordenador de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Governo do Estado de São Paulo, José Luiz Ricca; do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Márcio Chaves; do presidente do Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp), Vítor Mallmann; do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Merheg Cachum; e do diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, Heli Vieira Alves.

Novos negócios - A Líder Brinquedos, uma das maiores fabricantes nacionais do setor, com sede em Mauá, na região do ABC paulista, adquiriu 12 toneladas de poliestireno (resina plástica utilizada na montagem de brinquedos) da Replas, empresa distribuidora de termoplásticos, localizada em São Paulo. A negociação ocorreu durante a III Rodada de Negócios - Plásticos.

A Líder, que atua há 20 anos no mercado de brinquedos, foi uma das 13 empresas-âncoras (grandes compradoras do segmento plástico) da Rodada. A companhia, presente pela segunda vez consecutiva, fechou negócios com outros fabricantes que participaram da edição passada.

Além da Líder Brinquedos, as outras empresas-âncoras foram a Brinquedos Bandeirantes (segmento de brinquedos), Copafer (construção civil), Primotécnica (máquinas), JP Indústria Farmacêutica (hospitalar), Gnatus (odontologia), Ford (montadora), Autometal (automotivo), CGE (automotivo), Coop (varejo), Betulla (cosméticos), Lip`s Sorvetes (alimentício) e Romi (máquinas).

"Networking" - A III Rodada de Negócios - Plásticos reuniu 134 empresas que, por meio de um sistema dinâmico de apresentação comercial, tiveram a oportunidade de se conhecer. Elas circularam nas 13 mesas de negócios, em esquema de rodízio, com tempo determinado para apresentar seus produtos e serviços. Ao todo, estiveram presentes 147 companhias (somando-se as 13 empresas-âncoras, que não circulam) e 13 coordenadores de mesas (instituições ligadas ao setor plástico, responsáveis pela mediação das rodadas).

"Ao promovermos o Seminário e a Rodada em um mesmo dia e local, procuramos aliar teoria e prática para fortalecer o setor petroquímico-plástico, que tem um papel estratégico no ABC paulista. Trata-se de um dos segmentos que mais gera postos de trabalho na região. Só o ramo plástico emprega 18 mil pessoas diretamente. Ao debatermos os desafios que a cadeia produtiva precisa superar e oferecermos a oportunidade de novos negócios às empresas, principalmente as indústrias de transformação, estamos contribuindo para tornar, cada vez mais, o Grande ABC a capital nacional do plástico", afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Alexandre Gaino, um dos responsáveis pelas duas iniciativas.

O encontro "Grande ABC, a Capital Nacional do Plástico" foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Câmara Regional do Grande ABC e Prefeitura de Santo André.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira