Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2008 - 09:27

Saúde na terceira idade

A expectativa de vida aumentou, mas para envelhecer saudável, é necessário mudar os hábitos de vida.

Brasília – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil aumentou para 72,5 anos. Não é à toa, portanto, que a população de pessoas de 60 anos ou mais no país cresceu 47,8% na última década, o que representa 10,5% da população total.

Acesso à educação e às políticas públicas são alguns dos fatores que tem contribuído para o aumento da expectativa de vida de acordo com o levantamento do IBGE. O geriatra Sabri Lakhdari, afirma que é impossível deixar de envelhecer, mas é preciso evitar o chamado “envelhecimento patológico”, ou seja, com limitações funcionais ou da autonomia. “A preservação da saúde, da independência e da qualidade de vida até as idades mais avançadas deve ser buscada por meio da prática regular de atividade física, de uma alimentação equilibrada e de hábitos saudáveis de vida, que incluem obviamente, evitar a todo custo o tabagismo (mesmo passivo) e restringir o uso de bebidas alcoólicas”, ensina.

Para quem está acima dos 60 anos, o geriatra recomenda check ups preventivos regulares para avaliar a pressão arterial e rastrear alterações do equilíbrio e do risco de queda, depressão ou problemas de memória. Entre os exames necessários estão avaliação cardiovascular, densitometria óssea para detecção de osteoporose, medidas para rastreio de câncer, além de exames laboratoriais para controle do nível de colesterol, da glicemia e do funcionamento da tireóide.

Porém, um dos fatores que pode interferir na saúde do idoso é o preconceito. “Isso faz, por exemplo, que doenças como o Mal de Alzheimer não sejam reconhecidas e tratadas em função da idéia equivocada, mas infelizmente bastante difundida, de que é normal o sujeito idoso se tornar ‘esquecido’ e dependente à medida que envelhece”, alerta.

A família tem papel fundamental na saúde do idoso. Respeito e carinho são fundamentais para aumentar a auto-estima de quem está na terceira idade. “Principalmente aqueles com dificuldades de autonomia funcional irão demandar um grande apoio da família, o que nem sempre é facilmente organizável”, aconselha o geriatra Lakhdari.

E quem ainda não chegou lá, mas quer envelhecer com saúde, o médico dá das dicas. “Primeiro se manter ativo fisicamente e intelectualmente; não fumar; se alimentar com moderação e com qualidade; se tiver alguma doença crônica, como, por exemplo, pressão alta ou diabetes, procurar levar a sério seu tratamento; praticar atividades físicas; e, sobretudo, gostar de viver”, conclui o especialista.

Perfil da Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, a rede trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a rede Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.|| Tele-atendimento – (61) 3245-7667.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira