Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Petrópolis Gourmet destaca sabores da serra


A vocação gastronômica de Petrópolis começou com os memoráveis banquetes oferecidos pela família imperial no Palácio de Verão - transformado em Museu Imperial - e hoje oferece culinária diversificada, capaz de surpreender os paladares mais exigentes. Na cidade, a 65Km do Rio de Janeiro, o prazer da boa mesa é cercado de um cenário também especial e cheio de charme: a beleza natural da Mata Atlântica e mais de 800 casarões históricos que formam o maior conjunto arquitetônico do século XIX do país.

Confirmando mais uma vez a sua vocação gastronômica, a cidade se prepara para o maior evento gastronômico da serra fluminense. Os organizadores do VI Petrópolis Gourmet lançaram a provocação: qual seria o verdadeiro sabor da Cidade Imperial? De 9 a 19 de novembro, 25 restaurantes e um bistrô do chamado Vale dos Gourmets aceitaram o desafio e produziram cardápios especiais, assinados pelos melhores chefs da serra, que aliam as influências dos povos imigrantes que colonizaram a região à vasta produção rural do município.

O festival da serra fluminense já atraiu mais de 80 mil pessoas nas cinco primeiras edições, graças ao exclusivo tempero petropolitano, que une sabor e história. A expectativa é que este ano os restaurantes participantes recebam 15 mil pessoas nos dez dias do evento e a rede hoteleira atinja o índice de 80% de ocupação, 20% a mais do que a média nessa época do ano. Por isso, os empresários do setor lançaram uma promoção casada: pacotes que incluem a hospedagem e as refeições nos restaurantes do festival com descontos de 15 a 20% no preço.

O VI Petrópolis Gourmet é organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, em parceria com: SEBRAE/RJ, Senac, Sesc, Fundação de Cultura e Turismo/ Prefeitura de Petrópolis, Fase e Universidade Estácio de Sá. Informações: www.petropolisgourmet.com.br.

Chefs revelam segredos em workshops - Quem é apaixonado por gastronomia não se contenta em saborear novas receitas: quer saber como elas foram preparadas, quais são os ingredientes que estão ali misturados, os truques dos chefs. E é por isso que a programação inclui também oficinas para todos os gostos - da surpreendente culinária amazônica à japonesa.

Os workshops vão ser realizados em três espaços diferentes, com destaque para a cozinha experimental montada especialmente para o evento no Horto Municipal, em Itaipava. É lá que os chefs convidados vão revelar, em doses generosas, alguns de seus segredos gastronômicos.

O Hortomercado concentra 36 boxes e 3 lojas, que oferecem aos visitantes um panorama completo da diversidade da produção do município: verduras orgânicas, flores, mel, queijos, patês, geléias, compotas, doces, biscoitos e toda sorte de iguarias com sabores únicos que fazem do local uma parada obrigatória para quem sobe a serra.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Petrópolis é o maior produtor de alimentos orgânicos do estado. Das 53 propriedades especializadas, 80% já têm o selo de certificação, uma exigência do Ministério da Agricultura e uma garantia de qualidade.

“Esse era um desejo antigo: unir os produtores rurais e os chefs. Melhor ainda num ponto como esse, que normalmente já é referência para os turistas e está sendo reestruturado para o festival”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Rogério Elmor. Segundo ele, o festival tem dois objetivos principais: solidificar a imagem da cidade como um dos pólos de gastronomia mais importantes do país e movimentar o setor turístico no período fora da alta estação.

Tempero petropolitano - Para traduzir o verdadeiro sabor da terra, numa cidade de grande variedade culinária, influenciada inicialmente pelos colonizadores alemães e posteriormente por outros imigrantes, principalmente portugueses, italianos e libaneses, os chefs estão apostando nos produtos fresquinhos, colhidos, em alguns casos, a poucos metros dos restaurantes.

Na Pousada Paraíso, o chef Bernardo Lacombe preparou um cardápio com trutas da região ao molho de champanhe e uvas – tudo temperado com as ervas colhidas na horta do próprio restaurante. Ao todo, a pequena plantação tem nove tipos diferentes de condimentos: salsa, cebolinha, orégano, tomilho, manjericão, alecrim e hortelã. A gerente da pousada, Vanda Ferraz, lembra que a utilização de produtos cultivados pela família garante o sabor dos pratos.

“Como somos nós que cultivamos, temos a certeza de que são produtos sem agrotóxicos e muito frescos. Colhemos tudo na hora, de acordo com a nossa necessidade”, explica ela, que, entre 2004 e 2005 registrou um aumento de mais de 500% no movimento do restaurante durante o Petrópolis Gourmet.

Já no restaurante do Hotel Capim Limão, o chef Luiz Henrique da Silva vai oferecer como prato principal um filet mignon de cordeiro crocante, acompanhado de purê de maçã. A surpresa está nos detalhes: tudo é regado com molho de capim limão, erva cultivada na horta do hotel. São mais de 50 mudas espalhadas pelo terreno. O capim limão é utilizado também para fazer chás, coquetéis e até caipirinha.

Nem mesmo a culinária japonesa escapou dessa simbiose com a produção local: o shitake, usado em alguns dos pratos mais pedidos do cardápio tradicional do Capitólio Sushi, é comprado diretamente dos produtores, no distrito da Posse. No menu preparado para o festival pelo chef Carlos Nunes Crespo, a cenoura, a ervilha e a salsinha do risoto à moda japonesa vêm da região do Caxambu. Iguaria que acompanha um delicioso salmão no vapor.

Confira os chefs e restaurantes participantes - Entre os chefs de outras regiões já confirmados, dois mestres: os premiados César Santos, presidente da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, conhecido pelo talento de unir os sofisticadas padrões internacionais aos produtos tipicamente nordestinos, e expert em culinária paraense Paulo Martins, outro mestre da alquimia de aliar frutos regionais às técnicas mais refinadas, com resultado inovador.

Confira os restaurantes que participarão da sexta edição do Petrópolis Gourmet: Alvorada, Albergo Del Leone, Bistrô e Casa de Chá Petit Palais, Bomtempo Raquete Resort, Capim Limão Hotel e Restaurante, Capitólio Sushi, Castelinho Normando, Dical Braconnot Restaurante, Empório Quinta do Lago, Fiammetta Bar e Restaurante, Il Perugino Ristorante, Massas Luigi, Nikko Sushi, Parador Valência, Pedra Bonita, Pousada das Araras, Pousada Caminho Real, Pousada Les Roches, Pousada Paraíso, Pousada Quinta do Jade, Restaurante e Churrascaria Majórica, Solar do Império/Leopoldina, Solar Fazenda do Cedro, Tambo Los Incas e Zafferano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira