Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2008 - 08:49

Chlorella reduz o estresse e fortalece o sistema imunológico

São Paulo - Um estudo recém-apresentado na 4ª Reunião Científica da Associação Japonesa para Imunologia Alimentar realizada em maio demonstrou a eficácia da alga chlorella contra alterações na função imune causadas pelo estresse. A pesquisa avaliou os efeitos da chlorella em ratos expostos a estresse induzido por natação forçada e confirmou os efeitos antifadiga e imunomodulador (que altera o curso da doença) da alga.

Foi observado que a duração de natação no último dia do estudo no grupo tratado com chlorella foi duas vezes mais longa do que a natação do grupo não tratado. Esse resultado sugere que a ingestão de chlorella permite utilização mais eficiente da energia, com a manifestação de efeitos antifadiga. Segundo o médico americano Dr. Randall Merchant, que acompanhou a apresentação do estudo, quem consome a chlorella consegue lidar melhor com o estresse e tem uma melhor resposta aos danos ao sistema imunológico. “Sabe-se que o estresse pode perturbar o equilíbrio na função imune e, portanto, está associado também com o aparecimento de alergia”, diz o médico.

Para os atletas, por exemplo, é muito comum apareceram doenças oportunistas após um período de competições, por conta da baixa de adrenalina. “Agora, com este estudo, fica provado que a chlorella é grande fonte de energia, com o benefício de ser 100% natural”, diz Dr. Merchant.

Conhecida e recomendada como um alimento completo por médicos, homeopatas, ortomoleculares e nutricionistas, entre outros profissionais, a chlorella é uma alga de água doce que possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos essenciais. Maior fonte de clorofila existente na Terra nutre e ajuda a desintoxicar o organismo, aumentando, conseqüentemente, a resistência imunológica. Por ser altamente nutritiva, é indicada também para pessoas com carências nutricionais, que seguem dieta vegetariana ou que simplesmente sofrem grande desgaste físico e mental no dia-a-dia.

A Sun Chlorella é comercializada nos formatos tabletes (Sun Chlorella “A”) e líquido (Chlorella New Gold). O produto já foi aprovado pelas normas rigorosas do FDA (Food & Drug Administration – EUA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Sobre o estudo Immunomodulating effects of Chlorella on stress induced by forced swimming (Sun Chlorella Corp e New Drug Development Research Center, Inc)

Os ratos foram divididos em três grupos: um grupo de controle (alimentados com uma dieta de base sem serem obrigados a nadar), um grupo de natação não-tratados (alimentados com uma dieta de base e obrigados a nadar) e um grupo de Chlorella-tratados (alimentados uma dieta que continha 0,5% Chlorella e obrigados a nadar). Cada um dos ratos atribuído ao grupo de natação não-tratados, e ao grupo de Chlorella-tratados foi forçado a continuar a nadar até ao esgotamento total nos dias 0, 4, 7, 10 e 14 do estudo. A duração da natação em cada um destes dias foi medida.

Observou-se que, em comparação com o grupo controle, o grupo não tratado exibiu uma redução significativa nos níveis de IFN-g, MIP-1a, GMCSF, RANTES, IP-10, IL-2, IL-6, IL-13, IL-17, e TNF-a, e significativa elevação dos níveis de IL-4, Il-7, IL-10, e IL-15. Em comparação com o grupo não-tratado, o grupo Chlorella-tratado exibiu elevação significativa nos níveis de IFN-g, MIP-1a, GMCSF, IP-10, IL-2 e TNF-a, e pouca diferença nos níveis de IL-4, IL-7, IL-10, e IL-15.

A razão de IFN-g/IL-4, um indicador do equilíbrio Th1 (implicados na resposta imunológica celular) e Th2 (implicados nas respostas imunológicas alérgicas), foi significativamente menor no grupo não tratado do que no grupo de controle, enquanto foi significativamente maior no grupo Chlorella-tratado do que no grupo não tratado.

Estes resultados confirmam que, embora o estresse associado com a natação forçada reduzisse a secreção de citocinas Th1-associados (produzem-se em resposta à ativação dos linfócitos T e potenciam as reações imunitárias) e de granulócitos (células de defesa do corpo), a ingestão de Chlorella suprime a redução da secreção e promove uma mudança no equilíbrio de Th1/Th2.

Randall Edward Merchant, Ph.D.

O médico é professor de anatomia e neurocirurgia do Virgínia Commonwealth University Medical College, nos Estados Unidos e consultor da Sun Chlorella desde 1995.

O que é chlorella? É uma alga microscópica que contém aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os essenciais) e mais de 20 tipos de vitaminas e minerais, com destaque para o Beta Caroteno (Vitamina A). É, também, maior fonte de clorofila do planeta, o que a torna um poderoso antioxidante natural. Seu consumo é aprovado pelas rigorosas normas do FDA (Food & Drug Administration - EUA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Há mais de quarenta anos a alga vem sendo alvo de pesquisas em todo o mundo, e seus efeitos sobre outras doenças, como hipertensão, síndrome metabólica, osteoartrite, anemia e colite ulcerativa já foram comprovados cientificamente.

Sun Chlorella - No Brasil, a chlorella é comercializada pela multinacional japonesa que atua no mercado há mais de quarenta anos. É vendida de duas formas: em tabletes de 200 mg cada em embalagens contendo 300 tabletes ou 1500 tabletes e também em líquido, em uma garrafa de 1 litro. Para os tabletes, a ingestão recomendada é de 15 tabletes (3g) por dia. Já para o líquido, a indicação é de 30 ml (equivalente a meio copo dosador por dia). A Sun Chlorella pode ser adquirida pelo site www.sunchlorella.com.br ou pelo telefone 0800-702-5201.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira