Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2008 - 08:53

Canto Cidadão e Nestlé Brasil apresentam “Circuito de Teatro”

Projeto beneficiará mais de 20 mil crianças na capital e interior de São Paulo.

Natureza, educação, arte, alimentação, saúde e alegria são os temas abordados no “Circuito de Teatro”, projeto realizado pela ONG Canto Cidadão e a Mina Cultural, com patrocínio da Nestlé Brasil e apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A ação tem início no dia 7 de outubro.

“Pra onde vão as bolhinhas de sabão?” é uma montagem inédita criada especialmente para o projeto para ser apresentada em 16 centros de ensino da capital paulista e mais quatro cidades do interior do Estado. Ao final terão sido realizadas 56 apresentações, beneficiando 20 mil alunos de escolas públicas.

Na peça, uma menina descobre que as crianças do mundo ficarão sem professores, árvores, comida e alegria caso ela não recupere a fórmula de fazer bolinhas de sabão, que fora roubada por abutres. O espetáculo provoca interação com a platéia e uma mensagem fundamental: a importância da fantasia e da alegria infantis para a sobrevivência e qualidade de vida no planeta.

Para dar continuidade à ação, após os espetáculos cada aluno receberá um livro com o tema da peça teatral. Esta ação visa incentivar a leitura por intermédio de um material estimulante e de qualidade.

Escrito por Felipe Mello, fundador do Canto Cidadão, o espetáculo faz parte do Grupo Teatral Canto Cidadão que desenvolve, desde 1999, ações de arte-terapia e arte-educação, e atualmente é responsável pelo maior grupo de voluntários palhaços hospitalares do mundo, os Doutores Cidadãos. “O objetivo deste projeto é incentivar o gosto pelo teatro e pela cultura. Além do cunho educacional que a apresentação traz, a arte também tem seu lado lúdico”,diz Felipe Mello

Oficinas de arte-educação - Além de levar cultura e alegria para os estudantes, o projeto também beneficiará professores e educadores por meio de oficinas de arte-educação. As oficinas serão ministradas por integrantes do Canto Cidadão, que exercitarão dinâmicas e conceitos do teatro e outras expressões artísticas que sejam aplicáveis no processo de educação com os professores.

As oficinas serão uma extensão do espetáculo, estimulando os professores a abordarem assuntos relacionados ao evento em sala de aula com os alunos, fortalecendo as mensagens.

Serão três horas/aula ministradas por 2 facilitadores, com capacidade para 30 vagas por oficina (serão 12 oficinas no total).

Perfil do Canto Cidadão - Em julho de 2002, baseada na Lei 9790/99 (Lei das OSCIP´s), a Organização para Produção e Democratização da Informação Canto Cidadão foi fundada na cidade de São Paulo, a partir da percepção dos comunicadores sociais Felipe Mello e Roberto Ravagnani de que era preciso informar e provocar as pessoas para o exercício da cidadania.

Atualmente, a ONG conta com 700 voluntários treinados e atuantes em 42 hospitais públicos e três asilos da Grande São Paulo. A instituição também realiza expedições sociais por diversos estados brasileiros e em países da América Latina. ||www.cantocidadao.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira