Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2008 - 09:15

Serviço de transferência financeira dos Correios amplia sua rede internacional

A Albânia e a Sérvia são os mais novos destinos a fazerem parte do Dinheiro Certo, serviço financeiro da ECT para remessas de valores por meio eletrônico, realizado para clientes que se encontram no Brasil ou no exterior. Com a inclusão das duas nações a partir de hoje (1º de outubro), a rede desse serviço passa a contar com 40 países. A previsão é que, até o final do ano, mais seis países sejam incorporados à área de atuação do serviço: Cabo Verde, Togo, Senegal, Hungria, Polônia e Itália.

Além da ampliação de sua rede internacional, o serviço Dinheiro Certo está se preparando para também oferecer até o final deste ano mais duas modalidades para os seus usuários: a primeira é a implantação do “depósito em conta bancária” – atualmente, as transações são feitas apenas em espécie; a segunda novidade é a opção de transferência mais rápida em até dois dias úteis – hoje, o único prazo disponível é de até cinco dias úteis.

O Dinheiro Certo foi criado em 2005, como uma maneira rápida, segura e barata para mandar e receber dinheiro de outro país. A partir de abril de 2008, o serviço abriu as portas também para as transações nacionais. Ao longo de sua existência, o Dinheiro Certo vem sendo muito utilizado por pessoas que recebem pagamento de pensões do exterior e estudantes que fazem intercâmbio, bem como para o pagamento de pequenos compromissos, como assinaturas de periódicos e contribuições para associações de classe e instituições estrangeiras de previdência. Além disso, tem sido uma alternativa para o pagamento de exportações feitas por médias e pequenas empresas brasileiras.

Para se ter uma idéia da dimensão alcançada pelo serviço, só no primeiro semestre de 2008, o Dinheiro Certo movimentou R$ 16.179.816,36 em remessas internacionais, o que corresponde a 9.300 transações para o exterior e 4.919 operações de chegada de dinheiro ao Brasil.

Como usar - O Dinheiro Certo está disponível nas mais de seis mil agências dos Correios espalhadas pelo País e é um serviço muito fácil de ser usado. Para o envio de remessas ao exterior, o cliente deve se dirigir a uma agência dos Correios com a quantia que deseja remeter (em reais), portando documento de identificação. Já no recebimento de remessas, basta apresentar documento de identificação - identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte. Todas as transações são reportadas ao Banco Central do Brasil e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.

O valor máximo permitido por transação é de 3 mil Euros – mas, dependendo do país destinatário, este valor pode ser menor. O preço cobrado pela remessa é de R$ 30,00 por transação, mais a taxa de 0,75% do valor, em reais, a ser enviado. Para as transações recebidas no Brasil não é cobrada taxa.

Não há restrição quanto ao número de remessas por emitente. O dinheiro fica à disposição do beneficiário no país de destino até o último dia útil do mês subseqüente à data de postagem. Outras informações sobre o serviço, bem como a lista dos países conveniados, no site dos Correios: http://www.correios.com.br/exportafacil/dinheiro_certo.cfm .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira