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Comerciantes de Peixe em Niterói organizam desfile pós-carnavalesco

Bloco do Peixe, faz sua estréia dia 25 de fevereiro (domingo), será dos eventos previstos no calendário anual criado pelo projeto de revitalização de mercado tradicional de frutos do mar.

Niterói - E depois da folia... mais carnaval! O Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói,Rio de Janeiro, organiza no dia 25 (domingo), às 13h, o seu primeiro baile pós-carnavalesco. A iniciativa é resultado da união dos empresários locais em torno do projeto de revitalização do mercado, lançado recentemente pelo Sebrae no Rio de Janeiro e outras entidades parceiras.

O Bloco do Peixe, que vem sendo organizado pelo comitê de marketing, deverá sair todos os anos, no primeiro domingo após o carnaval. Os empresários fornecerão banda, caminhão para o som e material de divulgação. O comitê deverá apresentar também a proposta de um calendário de eventos para 2007.

Em março, o grupo promoverá um evento de lançamento da logomarca do mercado. Também serão planejadas ações de endomarketing. O primeiro passo será a pesquisa T0, um diagnóstico sobre o Mercado de Peixes, onde serão levantados dados como faturamento, geração de empregos, nível de capacitação e outros.

Após a Semana Santa, será aberto o calendário anual de capacitação dos empresários locais. Os cursos acontecerão sempre às terças e quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na sala do condomínio. Já estão agendados os cursos Técnicas de Vendas; Atendimento ao Cliente; Controles Financeiros e Aprender a Empreender. No segundo semestre, será realizado o Programa Alimentos Seguros (PAS), parceria com a Anvisa.

Mais sobre o projeto - Criado em meados do século passado, o Mercado São Pedro, em Niterói, deu início em novembro a um novo capítulo de sua história, com o lançamento do seu 'Projeto de Revitalização', que visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. A iniciativa é uma parceria dos empresários locais com Sebrae no Rio e Senac Rio, dentro do Projeto Unir e Vencer, e conta com a parceria da Prefeitura de Niterói.

Diversas instituições que resolveram unir esforços em torno do trabalho, entre as quais, Banco do Brasil, Fecomércio, Sindilojas, Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Niterói, Associação Comercial e Industrial do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

A iniciativa possibilitará também o início das obras de melhoria da infra-estrutura e embelezamento de seu entorno. Entre os objetivos do projeto estão o aumento do volume de vendas de peixe e do número de pratos vendidos em 100% e a elevação da variação percentual do tíquete médio em 15% (acima da inflação) até dezembro de 2008.

O local é atualmente o maior mercado de peixes e frutos do Estado do Rio de Janeiro. Apesar da tradição, nos últimos anos, os lojistas vêm enfrentando uma queda de 50% no movimento do comércio devido à diminuição dos preços da carne bovina e frango.

Para enfrentar esse novo cenário, entidades como Sebrae no Rio, Fecomércio-RJ e Senac-Rio decidiram se unir para desenvolver melhorias no local e torná-lo mais atraente. Para o diretor-superintendente do Sebrae no Rio, Sergio Malta, Niterói vive um momento de revitalização da economia graças, principalmente, à união dos poderes públicos e da iniciativa privada.

"O Sebrae tem 52 projetos no Estado e 500 no Brasil inteiro: destes, o projeto do Mercado São Pedro é o primeiro que tem uma meta tão ambiciosa - aumentar as vendas em 100%. E tenho certeza de que vamos conseguir", disse Sergio Malta.

Para o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, o projeto do Mercado São Pedro é o primeiro passo de um grande planejamento para revitalizar o centro da cidade. "Desde que assumimos a prefeitura trabalhamos para melhorar o Centro. O projeto do mercado é um marco, que certamente trará benefícios como aumento das vendas e do turismo", afirmou.

Por meio de boas práticas de gestão e higiene, estão previstas ações para a reestruturação da infra-estrutura local, como a padronização dos boxes, a reforma do estacionamento, das calçadas e urbanização local. Deverão ser realizadas ainda reformas externas, como melhorias e plantio de árvores na rua que dá acesso ao mercado.

Além de alterações na ambiência interna e externa do local, estão previstas qualificação da mão-de-obra e desenvolvimento de programas sociais, voltados para a responsabilidade sócio-ambiental, saúde e qualidade do alimento.

Com a estrutura reformada, o espaço poderá ser utilizado para atividades culturais e de lazer e principalmente, para atrair um número maior de clientes e, conseqüentemente, aumentar o volume de vendas do mercado.

Para realizar a reforma interna do mercado, será lançado um concurso entre as estudantes das universidades de Arquitetura do município de Niterói para escolher o melhor projeto de reforma.

Com o objetivo de destacar a proximidade do Mercado de Peixe São João ao Caminho Niemeyer está sendo articulada a possibilidade de ter a presença do arquiteto Oscar Niemeyer para compor a banca de jurados que escolherá o melhor projeto.

O Mercado São Pedro - Inicialmente, o mercado localizava-se na Rua Visconde de Rio Branco (na época chamada de Rua da Praia porque até lá chegavam as águas da Baía de Guanabara, antes do aterro), sua estrutura era toda feita em madeira e suas dependências estendiam-se mar adentro sobre um cais flutuante. Desativado no final da década de 1960, o mercado mudou para o seu atual endereço na Ponta D'Areia-Niterói. Na sede da Rua Visconde do Rio Branco o mercado está há 35 anos.

O mercado é um dos centros de pescado mais populares do Estado do Rio. Milhares de pessoas circulam por suas dependências todos os meses - donas de casa, proprietários chefs de grandes restaurantes da região e do País - consumindo os diversos tipos de pescado que são provenientes, em sua maioria, da Região dos Lagos. Diariamente, são cerca de mil pessoas.

Em seus 39 boxes, o mercado comercializa, semanalmente, cerca de 60 toneladas de peixes e frutos do mar. Na Semana Santa, as vendas sobem 200%. Além dos boxes, há ainda sete ambientes divididos em restaurantes, mercearias, quiosques e lojas de conveniência, no segundo andar do prédio. Ao todo, são 300 empregos diretos com boxes e restaurantes.

Há muito a fama do mercado ultrapassou as fronteiras de Niterói. Os comerciantes que nele trabalham fornecem seus produtos para restaurantes da Região Serrana fluminense, para estados como São Paulo e Minas Gerais e também para a capital federal. A qualidade, o condicionamento do pescado e as condições de higiene dos boxes de comercialização são motivos de zelo no local. Tradicionalmente ocorre a missa no dia 29 de junho em comemoração ao padroeiro dos pescadores, São Pedro. | Por: Rosayne Macedo/Sebrae no Rio - atendimento ao público - 0800 728 2020 / www.sebraerj.com.br

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