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02/10/2008 - 09:34

Exportação de vinhos finos brasileiros pode atingir meta de 2009 ainda este ano

Volume exportado nos seis primeiros meses do ano é 126,8% superior ao mesmo período do ano passado.

O volume de exportações de vinhos finos brasileiros registrado no primeiro semestre de 2008 indica que a meta prevista para dezembro de 2009 – US$ 5 milhões – deverá ser atingida ainda este ano. Isso porque as exportações de janeiro a junho foram 126,8% superiores ao volume registrado no mesmo período do ano passado. Se esse aumento continuar na mesma proporção, até o final de 2008, as exportações de vinhos finos brasileiros deverão alcançar a meta prevista para dezembro de 2009. As exportações do setor chegaram a US$ 2,2 milhões nos primeiros seis meses do ano, quase ultrapassando o valor de todo o ano de 2007, de US$ 2,3 milhões.

Este crescimento é resultado das ações do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Juntos, a Apex-Brasil e o Ibravin, estão investindo US$ 4,7 milhões em 2008 e 2009 para a promoção de exportações de vinhos finos brasileiros.

Atualmente, 18 vinícolas integrantes do Wines from Brazil exportam. Os mercados que mais importam vinhos finos do Brasil são Estados Unidos, Suíça, Alemanha, República Tcheca e Holanda. O projeto, além de atuar para ampliar o número de vinícolas exportadoras, também opera para expandir a quantidade de países de destino dos vinhos do Brasil passando de 22 para 30 nos próximos dois anos. Segundo a Gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, a Alemanha, os Estados Unidos, o Canadá e a Cingapura estão entre os mercados-alvo. “Não é à toa que estamos trazendo jornalistas desses países”, explica Andreia.

Produção no Brasil - Atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul, que inclui países mais jovens no ramo, superado apenas pela Argentina, Austrália, África do Sul e Chile. Dez estados brasileiros elaboram vinhos, mas 90% da produção nacional está no Rio Grande do Sul, estado que concentra o maior número de vinícolas. Dos 350 milhões de litros de vinho elaborados no Brasil na Safra de 2008, 50 milhões são de vinhos finos (variedades “vitis vinifera”), e 300 milhões de vinhos de mesa (variedades americanas e híbridas).

Vinícolas que integram o projeto - Boscato Indústria Vinícola, Casa Valduga, Cave Marson, Champagne Georges Aubert, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Aliança, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dom Cândido Vinhos Finos, Fante Indústria de Bebidas, Irmãos Molon, Lovara Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Panizzon, Pizzato Vinhas & Vinhos, Sociedade de Bebidas Mioranza, Sulvin Indústria e Comércio de Vinhos, União de Vinhos do Rio Grande, Vallontano Vinhos Nobres, Velha Cantina, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Salton, Vinibrasil, Vinícola Boutique Lídio Carraro, Vinícola Campestre, Vinícola Cordelier, Vinícola Courmayer, Vinícola Dal Pizzol, Vinícola Galiotto, Vinícola Panceri, Vinícola Perini, Vinhos Monte Reale, Vinícola Mena-Kaho e Vitivinícola Cordilheira de Sant’ana.

O Projeto - O Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil tem o objetivo de aumentar as exportações de vinhos finos, espumantes e suco de uva com valor agregado, consolidando os produtos vitivinícolas brasileiros no mercado internacional inserindo novas vinícolas no mercado mundial. A previsão é de chegar ao final de 2009 com um volume de exportações de US$ 4 milhões.

As vinícolas participantes do projeto contam com vários benefícios. Entre eles destacam-se o auxílio financeiro para participação nas atividades relativas à promoção comercial subsidiados com recursos da APEX-Brasil, apoio da entidade gestora, o Ibravin, e suporte institucional e financeiro do Sebrae, Fiergs e SEDAI em ações específicas. O projeto também proporciona a troca de experiências entre as empresas participantes, além do fortalecimento da marca “Vinhos do Brasil”. Além disso, as vinícolas podem participar de ações como feiras internacionais, degustações, missões comerciais, seminários, workshops, Projeto Comprador e Projeto Imagem.

As empresas interessadas em participar do projeto WFB devem entrar em contato com o Ibravin e assumir compromissos como a definição de um representante da empresa no projeto, participação nas ações e reuniões, fornecimento de informações e prestação de contas, além de uma contribuição mensal que varia de acordo com a produção da vinícola. || Site: www.winesfrombrazil.com

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