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02/10/2008 - 09:37

Pesquisa aponta que consumidora cuida da casa como cuida do corpo

Produtos de perfumaria para o lar ganham destaque no carrinho de compras.

Nos últimos dois anos, a classe C ganhou mais de 22 milhões de brasileiros que foram as compras, não apenas de bens duráveis, mais também dos chamados produtos de “perfumaria” da cesta de limpeza. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, apresentada no Congresso de Limpeza e Cuidados com a Roupa, 60% destes consumidores declararam que passaram a comprar itens de limpeza que antes não compravam. A procura acontece principalmente por produtos que facilitam o dia a dia da consumidora atarefada, que trabalha fora e se preocupa com o bem-estar da família. Entre os mais procurados estão o detergente em pó com enzimas, com maior poder de limpeza e perfumação; multi-uso de alta performance, que elimina a sujeira sem muito esforço e os produtos tira-manchas, que facilitam na hora de lavar as roupas, sem a necessidade de recorrer as receitinhas caseiras, e garantem a durabilidade do tecido.

Para Veronica Wolff, gerente de marketing da Minuano, a consumidora moderna está aprendendo a cuidar da casa, da mesma forma que no passado passou a utilizar mais cosméticos para cuidar dela mesma. “Com os cabelos, por exemplo, a mulher só tinha xampu e um condicionador. Hoje a variedade é imensa! E ela tem agido assim com os artigos de limpeza. Sabendo usar os produtos certos, a consumidora vai ganhar qualidade de tempo e reconhecimento de quem ela gosta”, afirma Veronica. Segundo a gerente, o objetivo da Minuano, que é única empresa do mercado com uma linha completa de produtos para casa e para roupas, é que a dona de casa transfira esse cuidado com o corpo para o lar, abrindo mão de qualquer tipo de complexo de abandono da família e se sinta bem.

Na pesquisa apresentada para a Minuano foi percebido também que, em relação ao ano passado, o volume de vendas dos produtos da cesta básica para lavagem de roupas tem aumentado. O detergente em pó e o amaciante cresceram 2,6% e 3,2%, respectivamente. O levantamento aponta ainda que as compras de produtos de limpeza são feitas, em geral, a cada 17 dias, sendo que cada lar consome em média dois quilos/litros destes produtos, tendo um gasto médio de R$ 6 a cada compra. O detergente em pó está presente em 100% dos lares brasileiros e o amaciante de roupas em 83% deles. Entretanto, somente 60% das residências possuem máquina de lavar roupa – eletrodoméstico mais adequado para o uso dos produtos -, o que reflete a dura realidade de muitas famílias que ainda lavam roupa em tanques ou mesmo na beira do rio.

Minuano: A marca é uma das unidades de negócios da Flora Produtos de Higiene e Limpeza, empresa do Grupo JBS – Friboi, responsável também pela marca Albany (higiene pessoal).

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