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02/10/2008 - 09:43

Negócios ganham dinamismo com nova solução de geomarketing na análise da concorrência

Uma empresa que queira instalar uma concessionária de veículos, loja de bens de consumo, material de construção, supermercado, etc., e conhecer previamente onde se situa a concorrência já pode contar com uma nova solução em geoprocessamento para mapear endereços em uma cidade ou mesmo região, facilitando a análise espacial instantânea, em tela de computador, dos dados específicos para a implementação de seus negócios.

Entre as vantagens dessa solução estão a agilidade analítica na estratégia dos negócios e a redução de gastos com eventuais investimentos em ferramentas de softwares para essa finalidade, aquisição de mapas de ruas das cidades e despesas com mão-de-obra, viagens e tempo no trabalho em campo. A informação é do Marcos Pazzini, diretor da Target Marketing, empresa de pesquisa, coleta e análise de dados há 31 anos no mercado, que desenvolveu a especialidade, aproveitando a experiência de longa data com o uso de geoprocessamento completo para realizar anualmente o estudo do Brasil em Foco, através do qual projeta a potencialidade de consumo nacional, e de cada um dos 5.564 municípios brasileiros.

Na verdade, a Target Marketing, observa Pazzini, otimiza seu conhecimento e disponibilidade de recursos, como os mapas digitais existentes em programas de acesso gratuito da internet, passando a compatibilizar a complexidade dos dados através de georreferenciamento de endereços de ruas das cidades ante o objetivo dos negócios do cliente.

Para se ter uma idéia do dinamismo desta solução, imagine, por exemplo, o caso de uma empresa fabricante de motocicletas. Ela pode dispor em mapa toda a sua rede de concessionárias próprias, como pode igualmente pesquisar as redes de seus concorrentes para eventuais avaliações estratégicas. Através dessa solução, o usuário visualiza espacialmente na tela do computador onde se situam suas concessionárias bem como as da concorrência. Obviamente se necessitar expandir seus negócios para uma determinada cidade, poderá usar e abusar dos recursos de benchmarking para escolher o local mais adequado à instalação de uma nova concessionária.

Em contrapartida, já se observa, na maioria dos municípios brasileiros, haver uma tendência na concentração do comércio de um ou determinados ramos de atividades. Com a possibilidade desta visão espacial, a etapa seletiva do local de uma nova concessionária pode simplificar a vida dos planejadores, evitando viagens investigativas, tempo e dinheiro. Abreviam-se as avaliações na trajetória dos negócios, facilitando contatos empresariais e a análise estratégica dos endereços de preferência até do fabricante, para a abertura da nova concessionária.

Os recursos disponíveis trazem ainda opções diferenciadas, como a definição das rotas para visitação, seleção do ponto de partida e de destino, para se estimar o tempo de viagem e a distância a ser percorrida, levando à melhoria nos controles de gestão.

A viabilidade desta nova ferramenta de análise pela Target Marketing conta com o uso de mecanismos de livre acesso, tanto através de programas como o do Google Earth, como pela plotagem de endereços em sites disponíveis na internet. Esta solução pode ser aplicada com vantagens nos mais diversos segmentos do varejo. | www.targetbr.com

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