Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Fapesp dá sinal verde para 1º analisador de DNA do país

Aparelho, que deve chegar ao mercado em 2009, será desenvolvido por incubada da Fundação ParqTec e USP.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou projeto para o desenvolvimento do primeiro equipamento genuinamente brasileiro de análises genéticas. A Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico, empresa incubada na Fundação ParqTec de São Carlos (SP), obteve financiamento para desenvolver o GeneID, que deve chegar ao mercado em 2009 para ser aplicado em análises de DNA.

O GeneID, que deve custar cerca de 50% mais barato do que os similares importados, será o primeiro aparelho produzido no país para exames de paternidade, atestados de pureza genética para animais e análises de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). O aparelho também poderá ser utilizado em análises em perícia criminal, genotipagem de plantas e animais, identificação de microorganismos, em medicina genômica (detecção de pré-disposição a doenças hereditárias), entre outras.

Segundo o coordenador do projeto, Sandro Hillebrand, o GeneID será composto por um sistema de eletroforese multicapilar (técnica capaz de separar o DNA por tamanho) e por um software de análise de dados. “A base do aparelho é um sistema de detecção de fluorescência (luz emitida por moléculas ligadas ao DNA) induzida por LED’s (sigla para diodos emissores de luz)”, explica.

A atualmente, a maioria dos aparelhos utilizados no Brasil é importada dos Estados Unidos e utiliza tecnologia baseada em laser.

O projeto do GeneID está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) e com o Instituto de Química de São Carlos, ambos da USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira