Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2008 - 07:33

IDC estima crescimento de 15% em TI para América Latina em 2008

Latin America Black Book revela que há grandes oportunidades na região.

São Paulo, 1º de outubro de 2008 – A América Latina representa 3,8% do gasto mundial em TI, enquanto que a região da Ásia Pacífico (excluindo Japão) é a maior com 12,7% do gasto mundial (considerando China e Índia). Apesar do pequeno tamanho da América Latina espera-se um crescimento de quase 15% em 2008, contra 8% da Ásia Pacífico.

Ao fazer uma análise por países, o Brasil é o maior mercado da América Latina, representando mais de 45% dos investimentos totais em TI na região, seguido do México, o segundo maior, com 20%. Ambos têm um ecossistema mais maduro comparado ao resto da região quando se analisa a distribuição de gastos entre hardware, software e serviços e o crescimento dos mercados. O Brasil tem 48% dos seus gastos em software e serviços, já o México cresce abaixo da média da região.

Pesquisa realizada pela IDC mostrou que quase metade das companhias de um total de 454 empresas prefere adquirir uma solução ao invés de equipamentos e serviços de TI de forma separada. De maneira geral, o bom momento econômico vivido pela região tem levado as empresas a buscarem soluções que auxiliem diminuir o tempo de resposta do negócio frente às mudanças do mercado.

A Argentina é o país que deve apresentar o melhor desempenho em 2008 (24,1%), seguido pela Colômbia (19,6%) e Peru (16,4%). O maior crescimento em hardware e serviços também é da Argentina, enquanto que na área de software, Chile e Brasil lideram.

As pequenas e médias empresas (entre 10 e 499 empregados) representam 42% do investimento privado em TI (sem governo, educação e consumo), mas têm um crescimento mais rápido que o resto das empresas com mais de 500 funcionários. A demanda não atendida por soluções de hardware e infra-estrutura está impulsionando o crescimento do segmento SMB. É importante notar que essa demanda vem amadurecendo lentamente a cada ano.

Atualmente as soluções mais procuradas pelo SMB estão relacionadas a software de gestão, ferramentas analíticas e segurança. A IDC espera uma continuidade na adequação da oferta dos principais fornecedores para melhor atendimento a este mercado.

Em relação ao consumo doméstico, o mesmo responde por mais de 20% dos gastos com TI na América Latina. Este mercado concentra principalmente a compra de PCs, impressoras e outras tecnologias, como câmeras digitais, handhelds e telefones celulares. A IDC espera que o mercado de PCs cresça em unidades 26% até 2008, e os países que apresentam um crescimento ainda mais rápido são Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina. | www.idclatin.com/campaign/blackbook

Perfil - IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de mil analistas, distribuídos em mais de 100 países, e há mais de 44 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. | www.idclatin.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira