Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2008 - 08:33

Expectativa para o X FIC Brasília

Evento acontecerá entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro, na Academia de Tênis José Farani.

Brasília– Os preparativos para o Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) começaram. A 10ª edição do evento acontecerá de 29 de outubro a 9 de novembro, na Academia de Tênis José Farani. Cerca de 100 filmes nacionais e internacionais, incluindo exibições inéditas, poderão ser conferidos pelo público.

Os brasilienses terão a chance de assistir a filmes como Ballast (Lance Hammer, EUA); El nido vacio (Daniel Burman, ARG/ESP/FRA); Elegy (Isabel Coixet, EUA); Barra 68 – Sem perder a ternura (Vladimir Carvalho, BRA); Fabricando polêmica – desmascarando Michael Moore (Debbie Melnyk/Rick, CAN); Filth and wisdom (Madonna, UK); La via del petróleo (Bernardo Bertolucci, ITA); Liverpool (Lisandro Alonso, ARG); Surveillance (Jennifer Linch, EUA/ALE); Synecdoche, New York (Charlie Kaufman, EUA); They killed sister Dorothy (Daniel Junge, EUA); Um homem bom (Vicente Amorim, BRA); A festa da menina morta (Matheus Nachtergaele, BRA); Leonera (Pablo Trapero, ARG); First Love (Imaizumi Koichi, JAP); e Kabei (Yoji Yamada, JAP).

Paralelo à mostra, acontecerá o III Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro, uma iniciativa conjunta com o Ministério das Relações Exteriores, que visa projetar as produções nacionais. A abertura oficial do evento terá a exibição do novo longa-metragem de Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona” (que será exibido somente na abertura). No filme, o cineasta brinca com a arquitetura de Barcelona, cidade onde acontecem confusões amorosas vividas pelos atores Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Javier Bardem e Penélope Cruz.

Além dos filmes da mostra competitiva, o festival irá exibir películas de produções japonesas para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Outra mostra prestará uma homenagem ao ator Paulo José. O público poderá visitar, também, a exposição fotográfica sobre personalidades que prestigiaram algumas edições do FIC Brasília. São cerca de 30 imagens do fotógrafo Anderson Schneider, que mostram em detalhes o que já aconteceu no festival ao longo desses dez anos e os atores nacionais e internacionais que estiveram na mostra.

Segundo o diretor do Festival Internacional de Brasília, Marco Farani, a expectativa para o evento é ótima. “Preparamo-nos com antecedência, os filmes selecionados são excelentes e os convidados que virão prestigiar o evento são pessoas de renome e que conhecem muito bem a sétima arte”, justifica. Ele lembra que, durante o festival, será possível encontrar algumas peças com imagens que remetam a lembrança de José Farani, fundador da Academia de Tênis, falecido em junho.

Para Farani, o festival promete repetir o sucesso de público das edições anteriores. “Desde a sua criação, o Festival Internacional de Cinema de Brasília ocupa posição de destaque no calendário cultural do DF e do Brasil”, afirma, ressaltando que a média de público dos anos anteriores foi de 20 mil pessoas.

Perfil do Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília foi criado em 1999. Desde então, passou a ter destaque na programação cultural do país, com programação e acontecimentos constantemente divulgados em cadernos culturais dos principais jornais de todo o país. O Festival também promove um ciclo de debates sobre os temas tratados pelos filmes que participam do festival, bem como sobre temas ligados à Sétima Arte e, desde o ano passado, realiza o Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro com o objetivo de divulgar e premiar os filmes nacionais. Grandes nomes do cinema já marcaram presença do festival como o ator norte-americano Morgan Freeman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros, Othon Bastos, Karim Aïnouz, Tizuka Yamazaki, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros. O X Festival Internacional de Cinema de Brasília é patrocinado pela Embraer, Centro Universitário Unieuro e Eletrobrás. O evento tem, ainda, o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Academia de Tênis José Farani.

X Festival Internacional do Cinema de Brasília, de 29 de outubro a 9 de novembro de 2008, na Academia de Tênis José Farani, R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia), www.ficbrasilia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira