Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2008 - 08:51

Renault apresenta, no Salão do Automóvel de Paris, inovação e tecnologia a serviço do homem


Com produtos que utilizam tecnologia de ponta, baseados na excelência mecânica e no apuro estético, a Renault apresenta em seu estande nesta edição do Salão do Automóvel de Paris a filosofia adotada pela empresa desde seu surgimento: é a vida dos homens e mulheres que orienta o progresso tecnológico e não o inverso. Por isso, não cabe ao ser humano se adaptar ao automóvel: é o automóvel que deve se adaptar ao Homem.

As novidades apresentadas pela Renault em seu estande no Salão de Paris são muitas, entre as quais estão as novas versões hatch e coupé da linha Mégane; o Z.E. Concept (‘Z.E.” = Zero Emissões) - carro-conceito 100% elétrico -; o Novo Kangoo be bop; o Laguna Coupé, legítimo herdeiro do carro-conceito Fluence; além de inovações tecnológicas, sempre com o objetivo tornar mais agradável e fácil a vida dos ocupantes.

Novos Mégane Hatch e Coupé: Uma dupla de personalidade - O show car Mégane Coupé Concept, apresentado em Genebra no primeiro trimestre deste ano, abriu caminho para a chegada de uma nova família. Primeiro veio o Novo Mégane Hatch, revelado em setembro. Agora é a vez do Novo Mégane Coupé ser apresentado ao mundo nesta edição do Salão do Automóvel de Paris.

Ao mesmo tempo em que são maiores e mais confortáveis, o Novo Mégane Hatch e o Novo Mégane Coupé são, em média, oito quilos mais leves que seus respectivos antecessores, graças à adoção de materiais nobres e aos modernos recursos tecnológicos aplicados em suas construções.

A ousadia no design conferiu aos novos Mégane Hatch e Mégane Coupé uma personalidade marcante, moderna e esportiva. No interior, ambos dão prioridade à ergonomia e ao conforto. O Novo Mégane Hatch e o Novo Mégane Coupé contam com um conjunto de instrumentos que mescla mostradores analógicos e digitais, cuja animação colorida facilita a leitura. Os dois modelos da gama Mégane herdaram vários equipamentos comuns aos automóveis de segmento superior, como o freio de estacionamento automático; cartão eletrônico “Renault” – que substitui as tradicionais chaves -, com sistema mãos-livres de abertura das portas e de acionamento do motor à distância; e o dispositivo de navegação Carminat Bluetooth® DVD.

Diante das exigências européias cada vez mais severas em relação à redução de emissão de gases poluentes, a Renault dedicou grande atenção aos conjuntos mecânicos disponíveis para o Novo Mégane Hatch e o Novo Mégane Coupé. São duas famílias de motores que conciliam economia e desempenho. A linha a gasolina tem um propulsor 1.4l turbo como destaque. Essa motorização 1.4 litro gera potência equivalente ao de 1.8 litro; torque próximo aos dos propulsores 2.0 litros e emissão de CO2 equivalente ao de um motor 1.6l. São 130 cv de potência e 190 Nm de torque máximo.

A gama diesel é composta por modernos motores de injeção direta de combustível, com baixíssimo nível de emissão. Os propulsores dCi 85 e dCi 105, já conhecidos pela boa performance, têm a companhia do dCi 90 e dCi 110 com filtro de partículas. Estes quatro motores ostentam emissões de CO2 inferiores ou iguais a 120 g/km. A linha de motores diesel ainda é composta pelo novo dCi 130, que emite apenas 135 g/km e, futuramente, pelos potentes dCi 160 e dCi 150 BVA6.

Z.E. Concept, o carro-conceiro 100% elétrico que antecipa o futuro da mobilidade - A Renault mantém a sua estratégia de redução de emissões de CO2, com o desenvolvimento do veículo elétrico. Desde janeiro de 2008, a Aliança Renault-Nissan assinou acordos com vários países, estados e até municípios, entre eles Israel, Dinamarca, Portugal, Tennessee (EUA) e Prefeitura de Kanagawa (Japão), que permitirão a comercialização massiva de veículos elétricos até 2011.

O Z.E. Concept (as iniciais ‘Z.E.’ vêm de “Zero Emissões”) reflete o conceito da Renault sobre o que é um automóvel totalmente limpo, eficaz e de utilização simples. Valendo-se da mesma base do Kangoo be bop, o Z.E. Concept oferece atributos de conforto exclusivos, nunca antes oferecidos por outros veículos do gênero.

Um dos pontos chaves para a autonomia dos veículos elétricos é o consumo de energia dos vários equipamentos de conforto e comodidade disponíveis, tais como: iluminação, aquecimento, climatização, etc. Por isso, a equipe de profissionais da Renault que, envolvidos na concepção do Z.E. Concept, trabalharam no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e otimização de energia, oferecendo assim uma maior autonomia.

O Z.E. Concept vem equipado com uma motorização elétrica de 70 kW (que alcança o torque máximo de 226 Nm) e baterias de íon-lítio.

Renault Laguna Coupé: puro prazer de dirigir - Herdeiro do carro-conceito Fluence, o Renault Laguna Coupé evoca o puro prazer de dirigir. Fiel às linhas sóbrias do carro-conceito apresentado durante o Salão de Frankfurt (setembro de 2007), o Renault Laguna Coupé possui um estilo marcado pela elegância.

Elogiado de forma unânime pela imprensa especializada européia na versão de acabamento GT, o chassi “4Control” - com 4 rodas motrizes – proporciona um singular prazer de dirigir ao o Renault Laguna Coupé.

A versão coupé do Laguna conta com duas opções de motorizações, ambos de seis cilindros distribuídos em forma de “V”: o inédito V6 dCi - com 235 cv de potência - e o 3.5 litro, que disponibiliza uma potência máxia de 240 cv.

Família Novo Kangoo cresce com o novo be bop - O Kangoo be bop, apresentado pela primeira vez ao público durante esta edição do Salão do Automóvel de Paris, é o novo integrante da família Kangoo. A exemplo de seus “irmãos”, o Kangoo be bop também se destaca pelo espaço interno e ousadia, que vai muito além das formas da carroceria.

Esta nova versão do Novo Kangoo é destinada às pessoas de bem com a vida e de alto astral, que querem fugir dos tradicionais carros familiares, optando por um automóvel prático e alegre.

As suas grandes superfícies envidraçadas e os quatro lugares espaçosos proporcionam uma sensação imediata de espaço e luminosidade. O Novo Kangoo be bop pode ter sua parte traseira aberta, graças a um teto solar deslizante e ao vidro traseiro retrátil. Além disso, dispõe de dois tetos em vidro com dispositivo de entre abertura para os passageiros do banco da frente, assim como um teto de vidro fixo na parte central.

Renault Ondelios: uma viagem de longa distância com respeito ao verde - A Renault também está apresentando ao mundo durante o Salão do Automóvel de Paris 2008 o carro-conceito topo de linha Ondelios. Ele é um modelo do tipo crossover, pensado para um público que gosta de viajar longas distâncias.

Conforto e respeito ao meio ambiente são os traços marcantes do Renault Ondelios, que traz uma motorização híbrida inédita composta de uma versão impulsionada por 205 cv (150 kW) do motor 2.0 litros dCi, associada a dois motores elétricos, posicionados na frente e na traseira do veículo. Cada um destes motores elétricos de 20 kW funciona em utilização do tipo híbrida “moderada”, ou seja, em complemento ao motor movido a diesel: eles utilizam uma tecnologia de servofreio hidráulico, de recuperação de energia na fase de frenagem e restituição da energia para aliviar o motor térmico durante a aceleração. O motor situado na frente é igualmente do tipo “parada – partida automática”.

´´Renault eco²´´, avanços ambientais não páram - Em maio de 2007, a Renault lançou o programa “Renault eco²”, uma assinatura que permite aos clientes identificarem os modelos mais ecológicos da gama. Em novembro do mesmo ano, a Renault apresentou, durante o “Desafio Bibendum” (realizado pela Michelin), o Logan eco² Concept, que demonstrou ser possível conciliar o binômio “ecologia e economia”, com performance e desempenho.

Os esforços empreendidos pela Renault, permitiram a ele se posicionar entre as três montadoras mais eficazes na Europa em termos de emissões de CO2. Paralelamente às novas motorizações TCe e dCi, a empresa mantém a sua estratégia de redução das emissões de dióxido de carbono, com o desenvolvimento de veículos elétricos. Em um prazo mais longo, a Renault trabalha no veículo elétrico equipado a pilha de combustível. Um exemplo é o protótipo Scénic ZEV H2, veículo proveniente da Aliança Renault-Nissan e apresentado para a imprensa em junho deste ano.

Outros projetos testemunham o compromisso da Renault com o meio ambiente. Ao adotar gestos simples e eficazes, é possível reduzir o consumo de combustível em até 20%. Por isso, a empresa vai oferecer aos seus clientes na Europa um curso de direção ambientalmente responsável, graças a um simulador que estará disponível na rede a partir do fim do ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira