Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 08:19

SESI Paraná inicia terceira edição do programa

Cinqüenta e nove pessoas, autoras de 29 projetos sociais, estão sendo capacitadas para se tornarem empreendedoras nesta área.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná iniciou as atividades da terceira edição do programa Empreendedorismo Social, que objetiva desenvolver competências específicas nas pessoas que queiram se tornar empreendedoras sociais. Nesta edição, estão sendo capacitadas 59 pessoas de Curitiba, Araucária, Campo Largo, Guarapuava, Maringá, Londrina, Pinhais e São José dos Pinhais. Estão sendo trabalhados 29 projetos sociais, nas áreas de educação, gestão social, lazer e cultura e saúde.

A capacitação, que vai até novembro, é feita através de metodologia inovadora, que busca criar atitude empreendedora, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e estabelecer estratégias de negócios, visando a concepção de projetos e produtos com características sociais e sustentáveis. Os projetos sociais serão transformados em planos de negócios e podem receber o apoio financeiro de empresas, entidades e pessoas físicas, para sua implantação.

“A qualidade das idéias sociais apresentadas tem aumentado a cada ano”, afirma a gestora do Programa Sesi Empreendedorismo Social, Daniele Farfus. Segundo ela, o programa, que começou em 2006, atende a crescente demanda do mercado por projetos na área social.

“Através deste programa o Sesi Paraná capacita os autores de projetos sociais, tornando-os efetivamente empreendedores nesta área”, explica Daniela. “Com a capacitação dos autores, bem como a formatação dos projetos em verdadeiros planos de negócios, as ações se tornam mais eficientes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento local e global”, afirma Daniele

O número de novos empreendedores sociais, capacitados pelo programa, cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2006, participaram 29 pessoas. Em 2007 foram 32 e chega agora a um grupo de 59 pessoas. Até agora, 47 projetos foram transformados em planos de negócios e estão em implantação.

Um dos projetos selecionados para ser trabalhado nesta edição do programa é o Quero-Quero, que consiste em promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente nas comunidades Vilas Gilcy e Dona Fina, às margens da represa do Passaúna, em Campo Largo.

O projeto Quero-Quero surgiu a partir de discussões do Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná, realizado em maio, com a temática da bacia do Rio Passaúna. “A partir desse encontro formamos um grupo pensando na preservação ambiental do Rio Passaúna. Escolhemos trabalhar com as Vilas Gilcy e Dona Fina por serem as mais próximas da represa e com mais problemas detectados”, afirma Luciana Choma, engenheira civil e uma das coordenadoras do projeto. | www.fiepr.org.br | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira