Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 09:10

Expoportos prevê geração de R$ 4,5 milhões em negócios

Feira reuniu setores de logística, transporte e comércio exterior no Pavilhão de Exposições de Carapina.

A Expoportos finalizou com sucesso a sua 5ª edição. Durante três dias, de 30 de setembro a 2 de outubro, o evento reuniu, no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra, empresas, autoridades, palestrantes e profissionais de logística, transporte e comércio exterior de todo o Brasil. O número de visitantes inscritos chegou a 4.660. Pesquisa realizada com empresas ofertantes na Rodada de Negócios Logísticos, que aconteceu pela primeira vez na feira, previu a realização de aproximadamente R$ 4,5 milhões em negócios nos próximos 12 meses. Para o diretor da Rota Eventos – empresa que organiza a feira, José Olavo Médici, o resultado traduz a evolução do evento e mostra para o Brasil e o mundo porque o Espírito Santo é uma das principais portas de entrada e saída de produtos no País.

Com tema “Espírito Santo cada vez mais competitivo”, a Expoportos ainda contou com a visita de empresários da China e dos Estados Unidos, interessados em conhecer mais sobre o segmento logístico capixaba. Já em sua cerimônia de abertura, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, destacou a importância do setor para o Estado. “Nós temos contribuído para o desenvolvimento do País com a nossa logística e a logística será o oxigênio do nosso futuro”, afirmou.

O secretário adjunto da Secretaria dos Portos, José Di Bella, que representou o ministro dos Portos, Pedro Brito, também ressaltou a importância da feira para o segmento. “A Expoportos não poderia acontecer em outro lugar, pois o Espírito Santo é o Estado da logística.

A feira é capaz de aglutinar informações e gerar negócios, além de discutir os problemas do segmento e criar soluções. A Expoportos já está consolidada e reúne as mais significativas empresas do setor. Promovendo a interação, a feira vem cumprindo o seu papel”, disse.

Atuando como um grande palco para debates, a Expoportos teve programação formada por 16 palestras, que apresentaram temas como “Nova Lei de Regulamentação dos Terminais Portuários Privados”, “Política Nacional de Controle Aduaneiro – Combate à Fraude, Pirataria, Contrabando e Descaminho”, e “Desenvolvimento Tecnológico nos Portos Brasileiros – O Desafio da Competitividade”, e outros. Segundo o ex-presidente da Codesa Henrique Zimmer, a Expoportos foi um filho que cresceu bastante. “O evento foi um sonho que se tornou realidade por meio de muito trabalho.

Assim como outros grandes eventos do País, ela está se desenvolvendo junto com o segmento que representa e vai crescer muito mais”, destacou.

A Expoportos 2008 foi marcada por várias novidades, como o lançamento do Guia de Transporte, Logística e Comércio Exterior do Espírito Santo, uma publicação com o panorama dos setores, que apresenta informações e contatos de entidades representativas, órgãos e instituições públicas e privadas. Outras novidades ficaram por conta da Rodada de Negócios Logísticos, que reuniu mais de 60 participantes e deixou as empresas âncoras admiradas com o potencial e a qualidade das ofertantes capixabas; e o Salão Transporte Rodoviário, um espaço específico para a participação de transportadoras de menor porte.

“A 5ª edição da Expoportos mostra que o evento está consolidado e maduro. A feira traduz não só o que é a logística para o Espírito Santo, mas, principalmente, o quão importante o Espírito Santo é para a logística do País”, enfatiza o presidente da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), Wagner Chieppe.

A Expoportos é uma realização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e da Fetransportes, com a organização da Rota Eventos. A próxima edição do evento já está marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro de 2009.

O que disseram os expositores: Os mais de 80 expositores que participaram da Expoportos também ficaram satisfeitos com o resultado do evento, que reuniu as principais empresas dos segmentos, como Vale, Transpetro, Interport, Interoceanica, Prysmian, Log-IN, Multilift, Oiltanking, Poseidon, LBH Brasil. O gerente de Marketing de Logística da Vale, Sérgio Mathias, afirmou que a participação na feira já é uma tradição, uma vez que é pelo Espírito Santo que a companhia escoa sua produção. Mathias ressaltou, ainda, que a Vale levou 40 parceiros para visitar o evento. “Trouxemos 40 representantes do setor de ferro-gusa para apresentar o Complexo de Tubarão. Iniciamos nossa demonstração pela Expoportos. Procuramos sempre contribuir com a /promoção do evento, da indústria portuária e dos prestadores de serviço portuários.”

Para a Transpetro, a participação na feira também foi positiva. “ A Expoportos é uma oportunidade de mostrarmos para outras empresas e para o público o que fazemos dentro da Petrobras. Percebamos que a qualidade do evento fica melhor a cada ano. É ótima oportunidade para firmarmos o nosso nome e a nossa marca. Em poucos dias conseguimos divulgar muito do nosso trabalho porque todos os atores do segmento estão aqui. O evento atendeu totalmente as nossas expectativas”, destacou o gerente dos Terminais Aquaviários do Espírito Santo na Transpetro, Ronaldo Romeu Costa.

Evento sustentável - A Expoportos recebeu o “Selo Seringueira Ambiental” do Instituto Tecnológico da Borracha (ITeb), consagrando-se como um evento sustentável. Isso porque previamente ao evento foi realizado um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE’S), que determinou o impacto global do dióxido de carbono (CO_2 ) emitido durante a feira. O resultado do inventário foi divulgado na Expoportos, determinando que fossem plantadas 44 árvores seringueiras para compensar a quantidade de CO_2 emitida durante o evento. O plantio será monitorado pelo ITeB e ocorrerá dentro do prazo de 30 dias no município de Guarapari. Segundo o diretor financeiro da ITeB, Marcello Tournillon Ramos, o programa possui benefícios sociais, ambientais e econômicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira