Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 09:17

Petrobras inaugura na Bahia o Centro de Operações da Área Financeira


Com a presença do presidente José Sérgio Gabrielli, do governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, e do diretor Financeiro e de Relações com Investidores Almir Barbassa, a Petrobras inaugurou dia 3 de outubro (sexta-feira) o Centro de Operações da Área Financeira (Cofip), em Salvador (BA). O novo órgão concentra as principais atividades e transações contábeis, financeiras e tributárias da empresa.

p>O diretor Almir Barbassa explicou que as facilidades proporcionadas pela integração das três equipes– Contábil, Financeira e Tributária - num mesmo Centro facilitará a troca de informações entre as áreas. A proximidade proporciona a transmissão de conhecimento, o que torna o Cofip uma espécie de escola de formação na área financeira”.

A mudança, que demandou investimentos em adequação de infra-estrutura predial, de sistemas e telecomunicações, permitirá maior integração de processos, aumento da agilidade e da produtividade, além de redução de custos. Os estudos financeiros apontam retorno da ordem de R$ 207 milhões.

O presidente José Sérgio Gabrielli exaltou a importância da centralização das operações financeiras, uma tendência mundial entre empresas de grande porte: “A proximidade das áreas trará uma maior eficiência aos processos. Da Bahia, serão feitas transações para todo o país, e também para outros países em que a companhia possui atividades, de maneira integrada”

Tal medida visa dar suporte aos objetivos de crescimento e conseqüente aumento das atividades da Petrobras. A Área Financeira da Companhia optou, após elaborar amplo mapeamento de mercado, pela centralização das operações financeiras.

A transferência das atividades, que até o momento eram realizadas na sede e nas unidades regionais em todo o País, será progressiva e está prevista para terminar em novembro de 2008. As ondas de migração impedirão qualquer descontinuidade nos processos executados pela Petrobras, significando, desta forma, maior segurança nas operações.

Barbassa salientou que o Cofip trará uma melhora de desempenho para a diretoria, uma vez que “a integração das áreas contábil, tributária e financeira numa única sede era necessária para aumentar o controle dos processos. Diante de algum problema, os três gerentes podem facilmente se reunir numa única sala, fomentando a gestão integrada”.

A escolha da capital baiana como sede do Cofip também foi resultante de um grande processo de avaliação qualitativa e quantitativa, que começou em 2007, envolvendo diversas pesquisas. Foram analisados os grandes centros brasileiros onde a Companhia tem escritórios da Área Financeira, sendo examinados itens como custo e qualidade de vida, oferta de serviços de educação e saúde e até a disponibilidade de imóveis. A escolha do local buscou, simultaneamente à otimização de custo da empresa, reduzir também o custo de vida dos empregados, mantendo ou melhorando sua qualidade de vida.

O presidente José Sérgio Gabrielli destacou os motivos que levaram a Petrobras a escolher Salvador como local de implantação do Cofip: “A escolha da Bahia como sede do Cofip foi motivada por uma combinação de fatores, desde a disponibilidade de recursos tecnológicos, até a qualidade de vida proporcionada pelo estado, com facilidade de transportes e crescimento imobiliário”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira