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O livro Lobby. O Que é. Como se faz. Ética e transparência na representação dos governos

Publicada em parceria entre a Aberje Editorial e a Editora Peirópolis, a obra percorre a trajetória do jornalista e comunicador Saïd Farhat para debater sobre a prática e a regulamentação do lobby no Brasil.

Considerado pioneiro na prática do lobby no país, Saïd Farhat faz uso de suas experiências pessoais e profissionais para elaborar esta obra que, além de discorrer sobre o trabalho e a atuação do lobista, classifica-o como uma ferramenta democrática, exercida de maneira ética por grupos definidos e legítimos, embasados por uma legislação específica em suas negociações junto a órgãos públicos.

Lobby. O que é. Como se faz. Ética e transparência na representação junto a governos, primeiro lançamento de 2007 da Aberje Editorial traz capítulos que explicam as diferentes concepções para o trabalho do lobista, analisam o papel de pessoas e instâncias que lidam com ele e estuda as maneiras pelas quais a atividade é realizada em diferentes contextos.

Embora seja uma prática regulamentada e respeitada por sociedades de países desenvolvidos, exercida às claras por profissionais nela especializados, no Brasil o lobby é comumente associado a condutas e ações ilícitas, como suborno ou tráfico de influências.

Isto se deve, em parte, à falta de debate sobre o assunto em esferas políticas e sociais, e daí a relevância do trabalho de Saïd. Os livros que li sobre a matéria publicados em nosso país são longos em teoria, curtos em experiência prévia e pouco adequados à aplicação prática. Este livro discorre sobre lobby, como ele é praticado no mundo real, sem teorias, contém os pensamentos e a experiência de quem o fez como profissional, afirma o autor.

Defensor histórico do exercício de um lobby realizado com transparência, em 1985 Farhat fundou a Semprel, a primeira empresa de relações governamentais e assessoria política para empresas privadas e suas associações. Além disso, entre 1978 e 1980, foi ministro da Comunicação Social durante o governo de João Figueiredo. ?Posso dizer que vi, repetidamente, pelo lado de dentro, como funciona o Estado. O jogo do poder e seu exercício. Ter ocupado cargos no governo ajuda o trabalho do lobista de duas maneiras: uma é o know-how o insubstituível saber como é; a outra é a reputação formada ao longo do tempo, explica Farhat.

É preciso tirar da penumbra algumas atividades no Brasil confortavelmente acomodadas ou por conveniência política, ou por preguiça, ou por interesses específicos e particulares, ou como brecha para a prática do ilícito, destaca Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e professor da Universidade de São Paulo, que assina o prefácio da obra.

Numa democracia saudável, um lobby realizado com informação confiável e representação qualificada poderá contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas adotadas pelo Estado, na medida em que amplia o espaço para discussões, negociações e trocas de idéias. Todos os interessados numa determinada política pública devem ter a possibilidade de expor seus pontos de vista para que o tomador de decisões tenha os mais variados ângulos pelos quais possa enxergar e analisar a questão em discussão.

Em defesa de uma comunicação transparente - O apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial faz com que a discussão sobre o lobby também seja estendida ao segmento empresarial. Com 40 anos de trabalho, período em que se firmou como precursora e mais importante entidade do ramo da comunicação no âmbito corporativo, a Aberje está comprometida com questões de interesse nacional. Neste sentido, segue atuando firmemente na esfera pública, em defesa dos interesses de seus associados, mas combatendo o corporativismo e respeitando os valores de uma sociedade livre e democrática.

Com este lançamento, a entidade agora traz ao debate a regulamentação do lobby, instrumento útil para o aprimoramento dos debates políticas, na medida em que torna claros os pontos de vista dos atores que influem em processos decisórios. Segundo Paulo Nassar, a publicação desta obra tem por objetivo tirar um pouco do ranço da palavra, ao mostrar que existe lobby fora dos cantos sombrios, à luz do dia ou em noites iluminadas e foi uma grande oportunidade para estabelecermos uma parceria com a Editora Peirópolis. Este livro significa mais um grande passo na agenda da Aberje para a discussão de um novo parâmetro de relacionamento entre o público e o privado, executivos e autoridades.

O autor- Saïd Farhat nasceu em Rio Branco, Acre, em 12 de novembro de 1920, e iniciou sua carreira no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde trabalhou até 1952. Na iniciativa privada, notadamente no campo da Publicidade, ocupou, a partir de 1954, cargos de direção da Standard Propaganda, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo; e na J. Walter Thompson.

Em 1965, adquiriu a revista Visão, dando início a uma fase de grande prestígio daquela publicação no panorama editorial brasileiro. A editora foi pioneira em várias iniciativas, como a criação da publicação Quem é Quem na Economia Brasileira. Além disso, criou também o prêmio "Homem de Visão", que contemplou selecionados líderes empresariais e governamentais com atuação destacada em sua área.

Foi chamado à presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) em 1975, onde trabalhou durante quatro anos. Em junho de 1978, foi também convidado pelo general João Figueiredo, então candidato a presidente da República, para ser seu primeiro assessor civil. Posteriormente, permaneceu por dois anos e meio à frente do Ministério da Comunicação Social da Presidência da República.

De volta à Publicidade, Farhat foi presidente do Conselho Consultivo da Salles/Inter-Americana de Publicidade. Em 1985, fundou a Semprel, empresa de relações governamentais e assessoria política para clientela exclusiva de empresas privadas e suas associações. Naquele momento, as atividades de lobby não eram então bem vistas no Brasil, mas tiveram seu prestígio resgatado em grande parte graças aos princípios éticos adotados e praticados pela Semprel.

Recentemente, Farhat publicou dois livros. Em O fator opinião pública. Como se lida com ele, oferece informações detalhadas sobre a teoria e a prática da Comunicação Social. Já o Dicionário Parlamentar e Político traz, em mais de mil páginas, definições, citações, referências e exemplos de palavras, termos e expressões usados na vida política e parlamentar brasileira.

O livro Lobby. O que é. Como se faz. Ética e transparência na representação junto a governos, 1ª edição, 512 páginas, por R$ 68 reais, lançamento e noite de autógrafos, em1º de março de 2007, (quinta-feira) às 19h, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073 São Paulo (SP).

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