Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Brasil tem superávit em janeiro de US$ 325 milhões superando os US$ 225 milhões estimados pelo Banco Central

Brasilia - O Brasil abriu o ano com um superávit em conta corrente de 325 milhões de dólares, superando as estimativas do mercado e do Banco Central, e os investimentos estrangeiros diretos atingiram o melhor patamar para meses de janeiro desde 2000.

Analistas ouvidos pela Reuters estimavam déficit de 225 milhões de dólares e o BC apostava em equilíbrio no resultado. Em janeiro do ano passado, a conta corrente do país teve déficit de 308 milhões de dólares.

O BC foi surpreendido pela receita de lucros e dividendos (310 milhões de dólares) e de juros (486 milhões de dólares) no mês, afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, ao divulgar os números dia 23 de fevereiro (sexta-feira).

A entrada de recursos nessas rubricas, segundo ele, reflete o crescimento do estoque de investimentos brasileiros no exterior e o das reservas internacionais, respectivamente.

Os investimentos estrangeiros diretos somaram 2,412 bilhões de dólares, melhor resultado para janeiro desde 2000, quando o investimento foi de 3,029 bilhões de dólares.

Lopes informou que o BC deve revisar para cima sua projeção para o investimento estrangeiro no ano, atualmente de 18 bilhões de dólares. O crescimento do investimento, segundo ele, está relacionado "à estabilidade, à queda do risco-país e à expectativa de crescimento da economia".

Em 12 meses até janeiro, o superávit em conta corrente corresponde a 1,47 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante superávit de 1,41 por cento do PIB em todo o ano passado.

As remessas líquidas de lucros e dividendos somaram 621 milhões de dólares no mês passado, frente a 1,540 bilhão de dólares em janeiro de 2006.

Essa queda, segundo Lopes, foi um movimento "pontual", e a tendência é que as remessas permaneçam em patamar elevado por conta do câmbio e do rendimento das empresas.| Por: Isabel Versiane/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira