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04/10/2008 - 09:38

Consumidor versus propaganda

A credibilidade da propaganda se vê cada vez mais abalada pela parcialidade do publicitário e pela insatisfação dos consumidores. Na obra, em quinta edição revista e atualizada, o professor Gino Giacomini Filho revê os principais conceitos de “consumerismo”, marketing e merchandising, com uma visão histórica da defesa do consumidor no Brasil e em outros países.

A propaganda é uma forma de transmissão de idéias altamente eficaz. Seu potencial, no entanto, nem sempre está associado com a verdade – muitas vezes, uma boa divulgação faz sobressaírem produtos e serviços que estão longe de oferecer tudo que prometem. O consumidor, desiludido com campanhas muito vistosas e pouco comprometidas com a realidade, aprendeu a utilizar o termo “propaganda” como sinônimo de “mentira” e “exagero”. No livro Consumidor versus propaganda (256 p., R$ 48,00, Summus Editorial), em quinta edição revista e atualizada, o professor Gino Giacomini Filho mostra que a “propaganda enganosa” virou rotina, e o mercado viu diminuir a eficácia de sua grande difusora.

Na obra, o autor analisa o fenômeno da propaganda no contexto da sociedade brasileira, cujo padrão de consumo é permeado por fatores específicos, como a distribuição desigual de renda. Ele também examina com minúcia o “consumerismo”, movimento social que defende os interesses dos consumidores. De forma crítica, demonstra que é possível aos pólos da sociedade de consumo – o consumidor e a propaganda – viver em paz.

O consumerismo ganhou força nos Estados Unidos e se expandiu para quase todas as nações no século XX. As premissas desse movimento são a defesa e a proteção do consumidor contra práticas de marketing abusivas e sem compromisso com a realidade.

Giacomini apresenta os pontos necessários para criar uma relação satisfatória entre consumidores e anunciantes, levando em conta que o consumerismo pode ser um aliado da campanha publicitária de qualidade. “Um produto cuja propaganda se pauta em qualidades reais trará satisfação ao consumidor; este, por sua vez, terá interesse em comprar tal produto novamente e em indicá-lo aos conhecidos, fazendo que o alcance da divulgação – e, conseqüentemente, das vendas – seja muito maior”, afirma o autor.

O primeiro capítulo do livro faz uma exposição dos setores sociais brasileiros relacionados ao consumerismo, ao marketing e à propaganda, em três etapas divididas por períodos históricos: capitalismo primitivo (1700 a 1900); produção em massa (1900 e 1950) e sociedade afluente (1950 até hoje). Mais do que uma análise cronológica, a avaliação mostra ocorrências e paralelismos para compreender conjuntamente o fenômeno consumerista, mercadológico e publicitário.

No capítulo seguinte, Giacomini descreve o sistema consumerista, com o consumidor e a empresa desempenhando suas funções e os reflexos dessa relação. Nesse ponto, é tratada a influência dessa interação em diferentes segmentos e instituições sociais denominados públicos: meios de comunicação, imprensa, intelectuais, mulheres, crianças, classes sociais, minorias, religiosos, poder público e entidades consumeristas.

A relação entre o consumerismo e a indústria da publicidade é destacada no terceiro capítulo. A ação publicitária no cliente, nos meios de comunicação de massa e públicos numa análise da propaganda como entidade social e produtiva, ressaltando aspectos em que o setor apresenta ameaças reais e potenciais à sociedade e a si próprio, como o emprego da propaganda enganosa.

Na conclusão da obra, estão os aspectos da prática publicitária e a relação com as normas e os valores sociais, rebatendo a conotação negativa que permeia o setor no movimento consumerista.

O autor - Gino Giacomini Filho é bacharel, mestre, doutor e livre-docente em Comunicação Social (Propaganda e Publicidade) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor na ECA-USP e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes). Atuou no programa de mestrado e doutorado em Comunicação Social da Universidade Metodista (Umesp) e nos programas de mestrado da ECA-USP, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Imes. Foi membro da Comissão de Saúde do Procon-SP para assuntos de propaganda, coordenador do curso de Propaganda da ECA-USP, do curso de Comunicação Social da Umesp e do curso de Comunicação da Imes.

Também trabalhou no setor de publicidade da Siemens e da Companhia Energética de São Paulo e prestou serviços na área de comunicação para diversas empresas, entre elas a Pirelli e a Coopervolks.

Consumidor versus propaganda (quinta edição revista e atualizada) | Autor: Gino Giacomini Filho | Editora: Summus Editorial, 256 páginas, por R$ 48,00 | ISBN: 978-85-323-0196-3 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

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