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Rolls-Royce fecha seis contratos de suprimento offshore no valor de £45 milhões com empresas da América do Sul


A Rolls-Royce fortaleceu ainda mais sua posição na América do sul como fornecedora de projetos e pacotes de equipamentos para embarcações “offshore”. A empresa fechou contratos para seis embarcações de suprimento “offshore” (PSV - Platform Supply Vessels) no valor de aproximadamente £45 milhões, incluindo as primeiras encomendas “offshore” do Chile.

A CBO (Companhia Brasileira de Offshore) encomendou quatro embarcações de suprimento “offshore” tipo UT 715L, da UT-Design e pacotes de equipamentos. Os do tipo PSV, com deslocamento de 3.000 toneladas, serão construídos pelo estaleiro Alliança, próximo ao Rio de Janeiro, para entrega em 2009 e 2010. As embarcações serão diretamente empregadas em “charters” de longo prazo para a Petrobras.

O outro contrato da UT-Design vem do estaleiro chileno Asnavales (Astilleros y Servicios Navales) S.A., que construirá duas embarcações de suprimento UT 745 CD (“clean design”) para um armador internacional. Essa é a primeira vez que embarcações de serviço “offshore” com projeto e equipamento da Rolls-Royce são construídas no Chile.

O vice-presidente de Tecnologia de Navios “Offshore” da Rolls-Royce Jorn Heltne, disse que “Ao final da década de 1990, a CBO foi o primeiro armador brasileiro a possuir embarcações de serviço “offshore” construídas no Brasil, após 20 anos de construção naval pouco intensa no país. A primeira embarcação foi o UT755 “CBO Campos”, e desde então a Rolls-Royce mantêm uma boa e íntima cooperação com a CBO. A empresa construiu vários de nossos projetos, incluindo o tipo UT 715L, semelhante às embarcações agora encomendadas. Estamos felizes pelo fato da CBO ter novamente escolhido nosso projeto e equipamento.”

Essas novas encomendas somam às dez embarcações UT-Design, atualmente em construção no Brasil. Ao todo, cerca de 40 embarcações UT-Design, com os respectivos pacotes de equipamento Rolls-Royce, foram construídas no Brasil nos últimos seis a sete anos.

No final de 2006, o estaleiro de construção e reparos de navios ASMAR, sediado em Talcahuano, Chile, recebeu um contrato para construir uma embarcação de guarda costeira para a Islândia usando um novo projeto UT512L e pacote de equipamento da Rolls-Royce.

Perfil Rolls-Royce - O negócio marítimo da Rolls-Royce emprega 7.400 funcionários em 34 países, com os principais centros fabris localizados no Reino Unido, países nórdicos, Estados Unidos e — cada vez mais — Ásia.

A Rolls-Royce, fornecedora líder mundial de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, opera em quarto mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia. A empresa está investindo em tecnologia, capacitação e infra-estrutura que possam ser aplicadas nesses setores para levar ao mercado uma linha competitiva de produtos. Esses investimentos criam grandes barreiras à entrada de novos atores.

A Rolls-Royce tem uma ampla base de clientes compreendendo 600 companhias aéreas, 4.000 operadores governamentais e empresariais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas e mais de 2.000 clientes marítimos, incluindo 70 marinhas de guerra. A empresa tem clientes de energia em 120 países. A Rolls-Royce é uma líder em tecnologia, empregado cerca de 37.000 funcionários em escritórios, instalações fabris e de manutenção em 50 países.

No Brasil, são aproximadamente 60 embarcações de apoio offshore e 11 navios militares operando com motores Rolls-Royce no mar. A Rolls-Royce é a principal fornecedora de projeto de embarcações e equipamento integrado para a crescente frota de avançadas embarcações de apoio offshore UT em operação. Desde 2001, a Rolls-Royce conseguiu encomendas para 20 projetos de embarcações offshore “UT” e pacotes de equipamento, no valor de mais de US$ 200 milhões, que estão sendo construídos no Brasil numa estreita parceria com os estaleiros.

A unidade de negócios marítimos da Rolls-Royce no Brasil prevê que as modificações na legislação do país, beneficiando embarcações construídas localmente, trarão vantagens à empresa. A partir de 2012, somente navios de bandeira brasileira serão autorizados a operar em serviços offshore em águas brasileiras, o que deve criar uma demanda para mais 100 embarcações offshore, crescendo para 400 até 2020, à medida que aumentar o número de plataformas. Há um enorme potencial de mercado.

Em 2003, a Rolls-Royce inaugurou uma nova instalação para Reparos e Revisão no Rio de Janeiro, com o objetivo de oferecer melhores serviços à indústria marítima. Essa instalação também fornece apoio de vendas, gerenciamento de contratos e serviços pós-vendas para clientes comerciais e navais em todo o Brasil e na América do Sul.

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