Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 10:07

Palestras da Semana da Eletrônica da FEI abordam novas tecnologias e aplicações

O Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) realizará entre os dias 7 e 10 de outubro, a I Semana da Eletrônica, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção). A programação reúne palestras sobre novas tecnologias, aplicações e normas que envolvem a área de Engenharia Elétrica. As palestras serão ministradas por especialistas da área e acontecerão nos auditórios dos prédios I e J.

O evento, que é voltado aos estudantes da FEI, será aberto no dia 7, às 15h30, com a palestra Instrumentos de Medição, a ser proferida pelo engenheiro Valentino Álvaro Fazan, da Minipa. Fazan fará apresentação novamente às 19h30. Também no dia 7, às 15h30, a engenheira Ana Cristina Avoletta, da Freescale, falará sobre ‘O papel do Engenheiro na área de Desenvolvimento’.

‘Antenas em veículos espaciais’ será o tema da palestra a ser proferida pela doutora em Engenharia, Cynthia Junqueira, no dia 8, às 15h30. Já o professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Ricardo de Carvalho Destro, falará no dia 8, às 15h30, sobre ‘Tecnologia de Automação Bancária – desafios e oportunidades’. Outra palestra que acontecerá nos dia 8 e 9, às 19h30, será com o engenheiro Icaru Sakuyoshi, da Motoman, sobre ‘Aplicações em Robótica’. (confira a programação completa abaixo)

“Além de mostrar aos estudantes as novidades e o que a Engenharia pode proporcionar, a programação contribui para despertar o interesse para a Engenharia Elétrica”, destaca o professor e coordenador da I Semana da Eletrônica da FEI, Aldo Belardi.

Trabalhos de formatura - Além das palestras, haverá a exposição de equipamentos de empresas da área de Engenharia e também dos Trabalhos de Formatura da Engenharia Elétrica, apresentados em junho deste ano. Estarão expostos a Bateria Virtual, composta por um par de baquetas e um pedal, que reproduz o som de uma bateria básica. Para tocar, a pessoa senta em um banco e faz os movimentos no ar com as baquetas, feitas de PVC, onde foram acopladas chaves mecânicas, que acionam um circuito responsável por alimentar um led de luz infravermelho, instalado na ponta das baquetas. Com um software, desenvolvido pelos estudantes, é possível distinguir a área que a baqueta atingiu, e o som do instrumento é emitido por uma caixa de som. A bateria tem elementos de um instrumento básico, como caixas, dois pratos, dois tons (tambores), surdo, ximbau e bumbo (pedal).

Outro projeto desenvolvido pelos alunos foi um detector eletrônico que mede, por meio de um sensor, a autenticidade do álcool utilizado em veículos. A idéia é identificar combustíveis fora dos padrões da ANP (Agência Nacional de Petróleo), com mais de 7% de água na composição. Um sensor, com duas placas de aço inox, instalado dentro num tubo de PVC de 40 cm, é inserido no tanque, que com 50 ml de álcool já detecta se o produto é adulterado.

Um robô de seis patas, desenvolvido pelos alunos e professores da FEI também estará na exposição. Denominado hexápode, o robô é capaz de fazer vários movimentos ao serem acionados pelo teclado do computador ou um botão, instalado no próprio ‘corpo’. O hexápode está projetado para fazer vários movimentos, como andar para frente e para trás, rotacional no próprio eixo (sentidos horário e anti-horário) e curvas à direita e à esquerda. Para andar, o robô pode ser acionado por um botão, localizado no próprio corpo, ou por meio de um teclado de computador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira