Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 10:15

Duas exposições de obras inéditas marcam a volta de Luiz Aquila ao Rio de Janeiro


Marcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte inaugura, dia 2 de outubro, a partir das 20 horas, a exposição do artista plástico Luiz Aquila. A mostra que apresenta 16 trabalhos inéditos: 11 pinturas tinta acrílica sobre tela e cinco aquarelas, é paralela à exposição que o artista vai realizar na semana seguinte, no Paço Imperial.

Essa é a primeira exposição de Luiz Aquila no Rio de Janeiro após três anos de intenso trabalho em seu ateliê em Petrópolis, onde o artista reside há 20 anos. A mostra marca também a volta sentimental do artista à cidade, onde acaba de montar um simpático estúdio. “Não me mudei definitivamente para o Rio, mas estava sentindo falta de ter um pouso na cidade, para poder viver e desfrutar da vida carioca sem pressa. Vontade de estar próximo de velhos amigos, e Botafogo me pareceu um bom lugar. O bairro tem muito caráter, fica entre a cidade e a zona sul, e da minha janela vejo a baía e também o parque do aterro, o que é bom para caminhar e para olhar.”, diz Luiz Aquila.

A exposição na Marcia Barrozo do Amaral inaugura uma espécie de festival Luiz Aquila com eventos significativos no Rio de Janeiro.

Luiz Aquila - Exposição de 16 trabalhos recentes inéditos: 11 obras, tinta acrílica sobre tela, e cinco aquarelas. A mostra na Marcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte – é um conjunto selecionado de obras representativas dos três últimos anos da produção do artista que foram escolhidas por ele e pela marchand, ao longo desse período.

“Algumas das obras que mostrarei são líricas, envoltas em sugestão de névoa e de mistério. Outras são dramáticas, e nas mais recentes utilizo gestos largos, espaços maiores, cores vibrantes, que celebram a própria alegria de pintar.

Estarão expostas também cinco aquarelas, nas quais, brinco com as transparências e com os movimentos desse material tão fluido.”, explica Aquila.

Exposição: 3 de outubro a 1º de novembro de 2008, segunda a sexta: 10h às 19h – sábado: 14h às 17h, na Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte, Av. Atlântica, 4.240 subsolo lj. 129, Shopping Cassino Atlântico – Copacabana – Rio de Janeiro (RJ), telefones: ( 21) 2521 5195/2267 3747 | www.marciabarrozodoamaral.com.br Entrada Franca.

. 03 Pinturas grandes e dezdesenhos devaneantes - As obras da exposição do Paço Imperial representam uma nova experiência de Luiz Aquila, que utiliza uma única parede para colocar três quadros enormes de 240x150cm, quase como se estivesse num palco italiano, e nas paredes laterais, compondo o coro, 10 obras sobre papel, cinco de cada lado. As pinturas contêm contraste entre cores, de forma e também ritmos alternados, além de linhas em diferentes escalas. As cores em geral, são luminosas, mas também com algumas áreas de sombra. Os trabalhos sobre papel foram realizados em sua maioria sobre folhas de jornal, numa espécie de jogo que leva ao diálogo com a própria diagramação da página, seus fios, suas letras de várias dimensões e espaços usados de diferentes pesos e maneiras.

Exposição: 10 de outubro a 23 de novembro de 2008, segunda a sexta: 10h às 19h – sábado: 14h às 17h, Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro. telefones ( 21) 2533-4407 /2533-4359 | http://www.pacoimperial.com.br | Entrada Franca

. Projeto Arte em Diálogo: Participação no Projeto Arte em Diálogo – palestras de artistas contemporâneos que doaram obras ao MNBA e que encontram-se expostas na Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea da instituição. Um encontro com o público para falar sobre sua poética, trajetória e processo criativo. Na visita, o grupo localiza as obras do artista palestrante e, juntos, procuram traçar correlações com outros artistas do passado e do presente.

Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, palestra dia 5 de novembro às 14h – entrada franca, bra em exposição: Pintura com branco intermediário, 1991- Acrílica sobre tela, 150x150cm , no Museu Nacional de Belas Artes, Av. Rio Branco, 199 – Centro (Cinelândia) | http://www.mnba.gov.br || Visitação permanente: terça a sexta-feira das 10 às 18h; sábados, domingos e feriados das 12 às 17h; terça a sábado: R$ 5,00 – domingo: entrada franca.

Obras em exposição permanente abertas à visitação pública - Além da Márcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte, do Paço Imperial e do Museu Nacional de Belas Artes, existem mais cinco obras de grande formato do artista em exposição permanente, em dois diferentes pontos do Rio: no Edifício Bozano Simonsen, no Centro, e no Edifício Blue Chip, na Barra da Tijuca. Para os petropolitanos não ficarem enciumados com a recaída carioca de Aquila, há também um enorme mural de 16x12m que pode ser apreciado diariamente nos jardins do Museu Imperial de Petrópolis.

Os endereços: Edifício Blue Chip, Av. das Américas, 3333 - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, segunda a sábado: 8h às 18h. Entrada Franca. Obras em exposição: Sem título,1988 | Acrílica sobre tela, 257 x 371,5cm | Sem título,1988 | Acrílica sobre tela, 257 x 371,5cm.

Edifício Bozano Simonsen, Av. Rio Branco,138 – Centro – Rio de Janeiro, segunda a sexta: 8h às 18h. Entrada Franca. Obras em exposição: A Pintura, as cores e o Rio Branco, 2004 | Acrílica sobre tela, 204 x 194cm | A Pintura e a correnteza do Rio Branco, 2004 | Acrílica sobre tela, 204 x 199cm.

Museu Imperial, Rua da Imperatriz, 220 Centro – Petrópolis – RJ , terça a domingo: 11h às 18h. Entrada Franca. Obra em exposição: A Pintura e o Nosso Losango, 2001 – Acrílica sobre treliça, 16 x 12m.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira