Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2008 - 10:20

Pesquisa Visa revela que empresas internacionais planejam reduzir a dependência de cheques e aumentar o uso de cartões corporativos

30% das empresas entrevistadas na América Latina e Caribe já utilizam cartões comerciais e outros 42% dos participantes pretendem aumentar estes índices nos próximos meses.

São Francisco - A Visa Inc. (NYSE: V) divulgou os resultados de uma pesquisa global que mostra que 74% dos entrevistados estão satisfeitos com seus programas de cartões corporativos. Atualmente, 50% dos pesquisados utilizam cartões corporativos como parte de suas estratégias gerais de administração de fluxo de caixa. Dentre os que responderam o estudo, 52% pretendem reduzir a emissão de cheques e 45% e planejam aumentar o uso de cartões corporativos entre os próximos 12 a 18 meses.

Os entrevistados utilizam os cartões corporativos para reduzir processos e custos administrativos (70%); eliminar a emissão de faturas impressas (62%); facilitar as contas a pagar e receber (57%); e oferecer dados de uma transação para conquistar uma melhor negociação de preços com fornecedores (45%). As empresas também usam os cartões corporativos para aumentar o controle do caixa e melhorar suas projeções.

“Estamos muito satisfeitos com o nível de satisfação demonstrado, principalmente com a intenção de aumentar o uso dos cartões corporativos”, disse Darren Parslow, chefe de Soluções Comerciais da Visa Inc. “Os cartões corporativos são fundamentais para a criação de uma estratégia eficiente de administração de caixa, pois oferecem mais transparência, controle financeiro e ferramentas sólidas para a geração de relatórios de informação”, conclui o executivo da Visa.

Nos Estados Unidos, atualmente, 58% dos entrevistados utilizam cartões corporativos, seguido pelo Canadá com 54%. Na região Ásia-Pacífico (AP), 46% dos pesquisados usam esses produtos, enquanto que 44% os utilizam na região da Europa Central e do Leste, Oriente Médio e África (CEMEA), 38% na Europa Ocidental e 30% na América Latina e no Caribe (LAC). Em todas essas regiões, as empresas contatadas esperam aumentar o uso de cartões corporativos entre os próximos 12 a 18 meses: 60% dos entrevistados planejam aumentar o uso de cartões na região CEMEA, 48% nos Estados Unidos, 42% na Europa e LAC, 41% no Canadá, e 38% na Ásia-Pacífico.

Importância dos processos de planejamento de recursos empresariais (ERP) - Em geral, 65% das empresas afirmaram que tanto a utilização de compra eletrônica (e-procurement) como os processos de planejamento de recursos empresariais (ERP) são importantes para suas empresas. Cerca de 45% citou a redução de custos, devido a otimização de processos, como a principal razão para a integração. Além disso, as empresas acreditam que a integração do ERP permite: Disponibilidade de dados da transação para análise de despesas |. Utilização dos dados da transação com cartão para negociar melhor os preços | . Melhora no cumprimento de políticas e dos processos | . Conciliação automatizada do relatório de despesas. . Impactos positivos sobre a eficiência da gestão do fluxo de caixa;

Os entrevistados identificaram o posicionamento do caixa e as projeções como a etapa menos eficiente de seus processos atuais de administração de fluxo de caixa. A falta de otimização de processos operacionais e a inadequada capacidade de gerar e divulgar informação também foram citadas como desafios para a eficiência. No entanto, a maioria dos entrevistados disse que melhoraram seus programas de administração de caixa no ano passado. No total, 68% das empresas reconheceram seus programas de fluxo de caixa como eficientes. Em geral, as empresas acharam que os cartões corporativos aumentaram a eficiência, melhorando a capacidades de administração do fluxo de caixa.

Entre as melhorias oferecidas pelos cartões corporativos estão: Acesso a novos níveis de dados | . Posição consolidada do caixa; Ajuda a prever necessidades futuras de fundos | . A possibilidade de implementar software de administração financeira. Pesquisa global Visa sobre fluxo de caixa: objetivo e metodologia | . A pesquisa mundial sobre administração de fluxo de caixa realizada pela Visa estudou o uso dos cartões corporativos sobre uma base global. A pesquisa foi conduzida pela Survey.com, uma empresa especializada em pesquisas de mercado pela internet, da qual participaram 800 executivos da área de finanças, tesouraria e administração de 11 países em cinco áreas geográficas, incluindo América do Norte; Ásia-Pacífico (AP); Europa Central e do Leste, Oriente Médio e África (CEMEA); Europa Ocidental; e América Latina e o Caribe (LAC). A maioria dos entrevistados nos EUA trabalha para empresas com mais de US$ 500 milhões em vendas por ano. Nas demais localidades, a maioria dos entrevistados eram funcionários de empresas com mais de 100 funcionários e com vendas anuais de, no mínimo, US$ 25 milhões.

Perfil da Visa Inc.: A Visa Inc. opera a maior rede de pagamentos eletrônicos do mundo, oferecendo serviços de processamento e plataformas de produtos de pagamento. Isto inclui pagamentos em crédito, débito e pré-pago, assim como produtos comerciais que são oferecidos com as marcas Visa, Visa Electron, Interlink e PLUS. A Visa conta com aceitação insuperável em todo o mundo e a Visa/PLUS é uma das maiores redes de caixas automáticos do mundo, oferecendo acesso ao dinheiro em moeda local em mais de 170 países. || www.corporate.visa.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira