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04/10/2008 - 10:29

Integração da cadeia automotiva do Mercosul volta a ser discutida em São Paulo

A segunda reunião do Geipa abordará o Programa de Adensamento e Complementação Automotiva do bloco, que deve ser executado a partir de 2009.

Brasília – O Grupo Executivo para a Integração Produtiva da Cadeia Automotiva do Mercosul (GEIPA), que articula e acompanha a implantação de ações para o desenvolvimento da cadeia automotiva no bloco regional, volta a se reunir no próximo dia 6, no Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em São Paulo. Formado por representantes de governos, associações empresariais e entidades de apoio técnico da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o grupo discutirá as diretrizes e metas propostas para o Programa de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul, a partir de um anteprojeto elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O programa contempla três eixos de atuação para que se amplie a integração da cadeia automotiva do Mercosul: a promoção da competitividade de fornecedores de autopeças; o desenvolvimento de sistemas de informação para a promoção de novos negócios no bloco regional; e o fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na cadeia automotiva regional. Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI, órgão responsável por articular as iniciativas de integração produtiva com parceiros nacionais e internacionais, explica que, além de envolver a cadeia produtiva situada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o projeto de integração do GEIPA prevê uma progressiva inserção da Venezuela.

Segundo Arcuri, o setor automotivo do Mercosul já registra desempenho positivo nos últimos anos. “Podemos destacar a redução dos níveis de capacidade ociosa, a crescente internacionalização, as inovações de produto e processo, entre outros aspectos positivos”, elenca. A integração produtiva servirá como catalisador para a ampliação da capacidade de produção, de modernização e de geração de negócios nesta cadeia. Dentro destes propósitos, o GEIPA leva em conta três níveis de atuação: micro (envolvendo diretamente as empresas); meso (envolvendo setor, regiões, países e grupos de empresas); e macro (envolvendo economia e política).

A primeira reunião do grupo aconteceu em março deste ano, também em São Paulo, e lançou aos seus participantes o desafio de acelerar a integração e explorar a complementaridade das economias dos países do Mercosul, de modo a reduzir as assimetrias econômicas do bloco. Naquela ocasião, foram discutidos principalmente o sistema de funcionamento do grupo e suas propostas de trabalho.

Este segundo encontro do GEIPA acontecerá após a solenidade de posse da nova diretoria do Mercoparts (Conselho dos Fabricantes de Autopeças do Mercosul), cuja presidência será ocupada por Paulo Butori, presidente do Sindipeças. Nessa mesma ocasião, o presidente da ABDI participará de workshop, apresentando a perspectiva do governo brasileiro para a integração da indústria de autopeças na América Latina.

Números - Argentina e Brasil produziram, em 2007, mais de 3,5 milhões de veículos. O Brasil já desponta como o sexto maior produtor de veículos do mundo, com a produção de 2008 estimada em torno de 3,4 milhões de unidades. O Mercosul, por sua vez, deverá superar a cifra de quatro milhões de unidades produzidas. | www.abdi.com.br

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