Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2008 - 09:21

Santa Helena saúde promove palestras para a terceira idade

Ação, que é realizada em parceria com o Hospital das Clínicas e faz do projeto ‘Saúde não tem idade’, acontece no dia 11 de outubro, às 9 horas, no Espaço Saúde em São Bernardo do Campo.

A Santa Helena Saúde, em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo, promove no dia 11 de outubro, às 9 horas, no Espaço Saúde de São Bernardo do Campo (Av. Armando Ítalo Setti, 331), palestras sobre os temas “Como aproveitar bem a consulta médica” e “Medicamentos: solução ou problema?”. A ação, que tem como objetivo o incentivo ao envelhecimento saudável, faz parte do projeto “Saúde não tem idade” da Santa Helena e tem como público-alvo a população idosa do Grande ABC. As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados.

A série de palestras terá continuidade no dia 08/11, com a discussão dos temas “Qual a importância do check up?” e “Mudança de hábitos de vida”. Segundo o superintendente do Hospital Santa Helena, o médico Ronaldo Kalaf, o projeto em parceria com o HC tem duração de um ano, mas já existe a intenção de ampliá-lo e torná-lo permanente. “As palestras são abertas a toda a população de idosos da região do ABC e não apenas aos beneficiários do nosso plano de saúde”, diz, destacando que “a prevenção sempre foi uma bandeira da Santa Helena“.

A coordenadora do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) do Hospital Santa Helena, a médica Luciane Patrícia do Amaral, diz que a forma como se envelhece depende basicamente de dois fatores: a herança genética (pré-estabelecida e imutável) e os fatores ambientais. Esses últimos podem ser modificados e, conseqüentemente determinar o envelhecimento saudável. Hábitos de vida saudáveis como dieta balanceada, prática de atividade física, vacinação, visitas periódicas ao médico, realização de exames de rotina fazem parte da medicina preventiva. Por isso a importância das palestras, que levam informações aos idosos.

“Atuando nessas questões é que se tem o maior resultado na busca do envelhecimento saudável. A medicina preventiva busca prevenir doenças ou diagnosticá-las precocemente, evitando, assim, que suas conseqüências tragam perda de funcionalidade ao idoso. Não se considera idoso saudável aquele que não tem doenças, mas, sim, aquele que, mesmo tendo doenças elas estejam controladas e não tragam prejuízo ao seu dia a dia. Dessa maneira a medicina preventiva é a principal arma na busca do envelhecimento saudável”, finaliza Luciane.

Terceira idade - Segundo estatísticas, o Brasil tem hoje 15 milhões de pessoas na terceira idade, número 3 vezes maior do que há 4 décadas. A previsão é de que em 2025 o país terá a sexta maior população de idosos do mundo: 32 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, passando dos atuais 7% da população Brasileira para 15%. Esse envelhecimento populacional se deve a queda da fecundidade da mulher brasileira associado ao aumento da expectativa de vida da população.

Quanto à atividade física, 70% dos idosos no Brasil são sedentários; no estado de São Paulo este número chega a 73,4% (fontes projeto SABE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira