Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Empresa dos EUA quer comprar energia eólica de carros


San Francisco - A principal empresa elétrica da Califórnia, a Pacific Gas & Electric Co. (PG&E), está analisando um plano para carregar frotas de carros elétricos com energia eólica durante as noites e permitir que os consumidores vendam durante o dia parte da energia acumulada.

Além de reduzir o consumo do petróleo e as emissões de gases do efeito estufa dos carros normais, o plano pode incentivar a produção de veículos híbridos e dar às empresas elétricas mais capacidade na rede para as tardes quentes de verão, segundo oradores em uma conferência sobre investimentos em "tecnologia limpa", em San Francisco.

A PG&E "poderia recarregar baterias de carros em tomadas elétricas fora das horas de pico, durante a noite, e recarregar a rede com as baterias durante períodos críticos de pico de demanda", disse Hal LaFlash, diretor de política energética e planejamento da empresa.

A energia eólica é a maior fonte de energia renovável da Califórnia, com mais de 2.500 megawatts. Segundo LaFlash, uma capacidade adicional de 4.600 megawatts deve ser instalada para atender à demanda do Estado por fontes renováveis.

A Xcel Energy, de Minneapolis, também estuda tecnologias para recarregar veículos híbridos e devolver o excesso à rede nas horas de pico.

Um estudo de seis meses feito no Colorado disse que os carros elétricos podem reduzir o custo total de possuir um carro e que, somados a uma nova tecnologia para as redes elétricas, poderiam reduzir em até 50 por cento as emissões nocivas de gases do efeito estufa.

Mais estudos vão incluir testes práticos com carros elétricos, analisando o carregamento das baterias e a disponibilidade de energias renováveis, segundo a Xcel.

Mas a existência de baterias que se conectem à rede e aos carros ainda está a cinco ou seis anos, segundo Felix Kramer, fundador da CalCars, durante a conferência.

A CalCars é uma ONG que desde 2004 já adaptou 20 veículos Toyota Prius para rodarem com baterias de lítio.

A grande dificuldade é desenvolver baterias mais leves e baratas, mas Kramer disse que os avanços com as baterias de lítio podem ajudar na ampliação desse mercado.

Mas os motoristas também terão de se acostumar: os carros elétricos, segundo os participantes da conferência, serão menores e voltados para usuários de cidades e arredores.

Jan-Olaf Willums, presidente da empresa norueguesa TH!NK Electric Car, aposta que haverá mercado na Europa e posteriormente nos EUA para seu veículo de dois lugares, tipicamente urbano. A companhia já teve relações com a Ford.

Ele disse que a empresa levantou 25 milhões de dólares em fevereiro e pretende dobrar essa verba até maio, para começar a produzir em setembro na Noruega. | Por: Leonard Anderson/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira