Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2008 - 09:38

Maior Regata da América Latina celebra os 200 anos da escola Naval no Brasil


No dia 12 de outubro, a Baía de Guanabara será cenário do maior evento náutico da América Latina: a 63ª Regata Escola Naval.

A Regata Escola Naval foi criada em 1946 com o nome de Taça Escola Naval. Com o passar dos anos, foi ganhando cada vez mais participantes e se tornou a mais tradicional prova da vela brasileira, sendo realizada sempre no segundo domingo de outubro (dia do Velejador carioca).

Este ano, a competição comemora os 200 anos da chegada da Escola Naval ao Brasil.

Organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), a regata é aberta ao público e reconhecida como uma grande confraternização entre velejadores experientes e os chamados “marinheiros de primeira viagem”. O evento reúne alguns dos grandes nomes da vela no Brasil, além de competidores de diferentes nacionalidades. A novidade este ano será a participação de velejadores portadores de deficiência física, que competirão na classe Vela Adaptada, modalidade paraolímpica. A iniciativa é resultado da parceria entre o GVEN e o IBDD (Instituto Brasileiro de Defesa da Pessoa com Deficiência).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Grêmio de Vela da Escola Naval (http://www.gven.org.br/) ou no dia da regata, até as 11 horas, nas bancadas de inscrição montadas na Escola Naval. O acesso à Ilha será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Pela primeira vez, portadores de deficiência marcam presença na Regata. Um dos barcos já confirmados é o dos velejadores Darke de Mattos, que não tem os movimentos no braço esquerdo, Rossano Leitão, que não tem as mãos, e Luis Faria, sem parte da perna esquerda. A participação dos três na Regata Escola Naval também comemora o fato de serem os primeiros brasileiros a participarem de uma Paraolimpíada na modalidade de vela. Eles estiveram de 7 a 17 de setembro, representando o Brasil em Pequim.

Crianças atendidas por projetos sociais também encontram espaço para conhecer e praticar o iatismo. Jovens atendidos pelos projetos Grael, Mar Vip Social (Instituto Mackenzie), Navega São Paulo e Escoteiros do Mar terão participação ativa na regata. Além de competirem, eles ajudarão a equipe organizadora do evento.

O lançamento da Regata aconteceu no dia 30 de setembro, na Escola Naval.

No dia 8 de outubro, acontece a 10ª edição da Regata Ecológica, que também integra a programação do evento. Aspirantes da Marinha, estudantes universitários de biologia e oceanografia e integrantes de projetos sociais se reunirão nesta data para uma gincana na Baía de Guanabara. Ganha quem recolher o maior volume de lixo. As equipes disputarão, ainda, um prêmio especial que será dado ao barco que encontrar o lixo mais exótico. A Escola Naval planeja também exposições e atividades educacionais, que acontecerão paralelamente à gincana.

No dia 12, às 8 horas, a programação terá início com a Meia-Maratona de Canoagem, na Ponte dos Escaleres. Às 11 horas, entram no mar os competidores da regata para veleiros radiocontrolados. E, às 12h30, será dada a largada da 63ª Regata Escola Naval, reunindo barcos de diferentes classes. São esperadas mais de 700 embarcações na Baía de Guanabara. A premiação dos vencedores acontece no dia 21 de outubro, durante coquetel na Escola Naval. Além da regata, a Escola Naval programou diversas atividades para o público que estará presente na ilha.

Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio da Gol Linhas Aéreas, Banco Real, Damen Brasil e da SKM Engenharia, até o presente momento. O Grêmio de Vela da Escola Naval tem o patrocínio, em seus Veleiros, da Transpetro, da EmGeProN, do Instituto Presbiteriano MacKenzie e da Capemisa.

Resumo histórico da Escola Naval - Nos últimos dois séculos, a tradicional instituição de Curso Superior, criada por D.Maria I, Rainha de Portugal, formou 10.449 guardas-marinha. Por suas salas de aula, já passaram sete ministros e um vice-presidente.

Desde 1999, a instituição vem passando por uma série de reformas que terão continuidade pelos próximos três anos. Além de um auditório com capacidade para mil pessoas, as mudanças incluem a remodelação da biblioteca, das salas de aula, anfiteatros e dos laboratórios. Estão previstas também obras no Planetário, para o aquecimento solar do parque aquático, dentre outras.

Programação.: Dia 12 de outubro: 8 h - Meia-Maratona de Canoagem - Baía de Guanabara | 11h – Regata para veleiros radiocontrolados - Baía de Guanabara | 12h30 – 63ª Regata Escola Naval- Baía de Guanabara

Dia 21 de outubro: 19 h – Premiação dos vencedores da 63ª regata Escola Naval – Escola Naval.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira