Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2008 - 10:42

Mostras temáticas no X FIC Brasília

Eventos exibirão filmes nacionais e internacionais. Na programação, encontram-se obras de diversos gêneros, entre Drama, Comédia e Ficção.

Brasília – Paulo José, Venezuela, Japão e temas Infanto-juvenis são os temas lembrados nesta 10ª edição do evento, que acontecerá de 29 de outubro a 9 de novembro, na Academia de Tênis José Farani. Mais de 90 filmes serão exibidos ao longo dos 12 dias do X FIC Brasília.

Em junho desse ano, comemoraram-se os 100 anos da imigração japonesa para o Brasil. Para celebrar a data, a organização do X FIC Brasília preparou a “Mostra Japão Contemporâneo” que exibirá, durante o festival, filmes de renomados diretores do país. Entre as películas selecionadas estão First Love (Hatsu koi), de Imaizumi Koichi; Glory to the filmmaker, de Takeshi Kitano; Sad vacation, de Aoyama Shinji; e Kabei, de Yoji Yamada.

Aos 71 anos de idade e 40 de carreira, Paulo José já conquistou 29 prêmios, foi personagem de 31 filmes, ator e diretor de 40 peças de teatro e 72 novelas e minisséries. A “Mostra Homenagem a Paulo José” irá destacar alguns dos importantes filmes em que o ator atuou, como “Policarpo Quaresma, o herói do Brasil”, dirigido por Paulo Thiago; “Faca de dois gumes”, de Murilo Salles; “Todas as mulheres do mundo” e “Edu, coração de Ouro, de Domingos de Oliveira.

“La clase”, de José Antônio Varela; e “Leningrado”, de Mariana Rondon, são os filmes escolhidos da “Mostra Filmes da Venezuela”, representando a produção cinematográfica do país. Venezuela, cuja capital é Caracas, fica situada ao norte da América do Sul. Seu nome foi escolhido devido às casas sobre estacas em que viviam os indígenas das margens do lago Maracaibo recordavam os palácios de Veneza e assim denominou o país "pequena Veneza", ou Venezuela.

A “Mostra Infanto-juvenil Jovens Heróis” contará com a exibição de diversos filmes voltados para esta faixa etária. Entre eles estão “Cidade das abelhas”, de Laila Hodell e Bertel Torne Osen; “Tom W”, de Anna Wieckowska; “O mundo de Zezil”, de Catherine Marchen Asmussen; “Meninas”, de Menna Laura Meijer; “Vamos brincar”, de François Lecauchois; e “Safári”, de Blogárka e Róbert Pölcz.

O X Festival Internacional de Cinema de Brasília é patrocinado pela Embraer, Centro Universitário Unieuro e Eletrobrás. O evento tem, ainda, o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Academia de Tênis José Farani.

Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília foi criado em 1999. Desde então, passou a ter destaque na programação cultural do país, com programação e acontecimentos constantemente divulgados em cadernos culturais dos principais jornais de todo o país. O Festival também promove um ciclo de debates sobre os temas tratados pelos filmes que participam do festival, bem como sobre temas ligados à Sétima Arte e, desde o ano passado, realiza o Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro com o objetivo de divulgar e premiar os filmes nacionais. Grandes nomes do cinema já marcaram presença do festival como o ator norte-americano Morgan Freeman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros, Othon Bastos, Karim Aïnouz, Tizuka Yamazaki, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros.

X Festival Internacional do Cinema de Brasília, de 29 de outubro a 9 de novembro de 2008, na Academia de Tênis José Farani (Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES Trecho 4, Conjunto 05, Lote 1B). R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia). Informações: www.ficbrasilia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira