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08/10/2008 - 10:01

Marketing da sustentabilidade ganha espaço nas empresas

Nos últimos anos, tem sido visível e muito comentado o fato de as empresas brasileiras estarem voltando a atenção para o marketing da sustentabilidade, seja por meio de campanhas para dar visibilidade às ações de responsabilidade ambiental, seja por meio de ações institucionais. Isso mostra a tendência global das empresas de tratarem o assunto sustentabilidade não mais como um slogan comercial, mas sim como um item de destaque na estratégia de negócio e na cartilha de seus princípios corporativos. “Hoje, o tema da sustentabilidade é forte em clientes de todos os segmentos, uma vez que grandes empresas têm uma enorme preocupação e possuem essa área estruturada há tempos”, afirma Ana Ferraz, diretora de atendimento da agência de publicidade b\ferraz.

No entanto, o aspecto mais relevante acerca desse assunto é que essa tendência, antes vista apenas em empresas B2C, agora também pode ser constatada em empresas B2B. É o caso da Danfoss, multinacional dinamarquesa líder mundial na fabricação de componentes industriais. “O panorama econômico atual não permite que as idéias de economia e sustentabilidade sejam tratadas unicamente como uma forma de se evitar a perda de clientes e colaboradores, ou apenas como uma maneira de se diminuir o seu passivo ambiental. Na verdade, ser sustentável é uma oportunidade, não só de negócio, mas também de inserção em uma tendência de mercado que não tem mais volta. Por isso, iremos investir nos próximos anos em nossa campanha de branding na América Latina”, afirma Odair Coelho, coordenador regional de branding da Danfoss do Brasil.

Fundada em 1933, a empresa lança pela primeira vez na sua história uma campanha de branding que foca na questão de ser uma companhia ambientalmente sustentável. “Escolhemos o Brasil para este projeto. Denominamos a nossa campanha de EnVisioneering, que significa engenharia (Engineering), eficiência em energia (Energy Efficiency) e meio ambiente (Environment), todos inseridos numa única palavra. É um termo sem possibilidade de cópia, que revela a atitude da empresa e afirma a nossa responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade”, completa Coelho. De acordo com Maurício Savoia, gerente de relações de mercado da agência Rino Publicidade, a campanha da Danfoss é desafiadora. “Não existe nada igual no Brasil. É a primeira vez no país que uma empresa deste segmento estipula como meta criar massa crítica acerca de um conceito tão diferente como o EnVisioneering, plenamente fundamentado na questão de sustentabilidade.”, diz ele.

Perfil da Danfoss - Fundada na Dinamarca em 1933, a Danfoss é líder mundial no setor de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de controles eletromecânicos e eletrônicos, bem como de soluções de sistemas para indústrias de refrigeração, de aquecimento e ar condicionado. Atualmente, a Danfoss emprega mais de 22.300 funcionários em todo o mundo, possui fábricas nos cinco continentes e escritórios de vendas em mais de 100 países, faturando cerca de 3 bilhões de EUR ao ano.

Hoje, a Danfoss é especializada na produção de uma completa linha de compressores e controles para o mercado de refrigeração, como também de vários itens direcionados às aplicações no mercado industrial, como conversores de freqüência, soft starters, instrumentação, motoredutores e controles industriais. No Brasil, a empresa iniciou as suas operações em 1968, tendo sede na cidade de São Paulo. || www.danfoss.com.br ou www.envisioneering.danfoss.com.

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