Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Foi-se a época em que tempo era dinheiro

Hoje o desafio é otimizar o tempo para promover o equilíbrio entre as quatro questões básicas da necessidade humana: física, social, mental e espiritual.

Tempo é tempo! Muitas vezes, mais precioso do que o dinheiro, ou será que algum dinheiro vale mais do que sua família ou você mesmo? O desafio de diretores, gerentes e dos colaboradores é efetivamente otimizar o tempo para promover o equilíbrio entre as quatro questões básicas da necessidade humana, que são: física, social, mental, espiritual. O sucesso está no equilíbrio e, para isso, você precisa de tempo! Peter Drucker, pai da administração moderna, lança o seguinte desafio para uma reflexão sobre como anda sua administração do tempo:

1. O que eu estou fazendo que não precisa ser feito? | 2. O que eu estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa? | 3. O que eu estou fazendo que apenas eu posso fazer? | 4. O que eu deveria fazer que não estou fazendo?

Junte a essas perguntas uma ferramenta de análise de prioridade das tarefas, de Stephen Covey, autor de dezenas de livros de auto-ajuda. Onde são classificadas como: 1. Urgente e Importante: crises, reuniões, problemas urgentes e inadiáveis, projetos com data marcada

. Urgente e Não Importante: prevenção, criatividade, aprendizado, planejamento, desenvolvimento de relacionamentos, identificação de novas oportunidades. | . Não Urgente e Importante: interrupções, telefonemas, relatórios, correspondência, atividades populares, assuntos estressantes.

Não Urgente e Não Importante: detalhes, pequenas tarefas, correspondência sem importância, atividades agradáveis. Claro, que temos que realizar tarefas dos quatro grupos, porém, pessoas eficazes concentram seu tempo na execução das tarefas dos grupos 1 e 2. A atuação das tarefas do grupo 2 diminui as tarefas do grupo 1. Esse é o ponto de partida para obter mais tempo.

Organização e planejamento são ferramentas importantes para administrar o tempo. Invista nelas e fique atento com as tarefas que consomem tempo desnecessário, os chamados ladrões do tempo, como e-mails e internet que muitas vezes são utilizadas para lazer. Também entra as reuniões desnecessárias, exagero em assuntos não profissionais, do cotidiano, celular, dentre outras.

Fica lançado um desafio: invista por um período nas atividades do Grupo 1 e 2. Após esse período você terá muito mais tempo!

Por fim, fica uma dica para uma auto-avaliação. Ao fim do dia faça a seguinte pergunta: “O que eu fiz que agregou valor para minha organização, para mim e para minha família?”. Se você não souber a resposta tenha certeza que você precisa reavaliar a administração do seu tempo!

.Por: Rogerio Leme é diretor do Grupo AncoraRh e autor de dois livros “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências” e “Avaliação de Desempenho com Foco em Competência”, ambos publicados pela editora Qualitymark. | Perfil: O Grupo AncoraRh Responsável pelo desenvolvimento da metodologia inédita capaz mensurar as competências dos funcionários com comprovação matemática, o Grupo AncoraRh atua no mercado desde 1992 nas áreas de tecnologia da informação com soluções para Recursos Humanos e consultoria em Gestão Empresarial. Por meio da Leme Consultoria, empresa do mesmo grupo, são implantadas soluções de Gestão de Pessoas alinhadas à estratégia empresarial como Mapeamento e Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e Remuneração por Competências, Clima Organizacional e Balanced Scorecard.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira