Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2008 - 10:50

LANXESS investe 7 milhões de euros na construção de usina de co-geração de energia

Redução da emissão de CO2 na planta de Porto Feliz deve atingir 44 mil tons, utilização de fonte renovável de energia, a cana-de-açúcar.

São Paulo - A empresa de especialidades químicas LANXESS AG anuncia um plano para a construção de uma usina de co-geração de energia com combustível renovável no Brasil. A usina usará bagaço de cana e irá suprir todo o consumo de energia elétrica necessário para a operação da planta de Porto Feliz, interior de São Paulo, onde se localiza a fábrica de óxido de ferro da empresa, considerada uma das maiores do mundo.

Prevista para ser inaugurada no início de 2010, a usina contará com um investimento de sete milhões de Euros e permitirá a redução da emissão de gases quase que totalmente. A partir de 2010 as emissões de CO2 serão reduzidas em 44.000 toneladas anualmente. O refinanciamento do investimento deverá ser realizado parcialmente por meio da venda de créditos de carbono. A utilização da cana-de-açúcar, combustível renovável e ecológico, permitirá que a produção seja totalmente neutra de CO2, uma vez que a quantidade de gás emitida será a mesma que as plantas consumirão mais tarde, no processo de crescimento.

“A gestão cuidadosa de recursos e o uso de processos ecológicos de produção são fundamentos importantes de nossa estratégia global de sustentabilidade. Com a construção desta usina, estamos aliando aspectos ecológicos e econômicos de forma ideal”, comenta Werner Breuers, membro da diretoria mundial da LANXESS AG.

A substituição de combustível fóssil por recursos renováveis na unidade de Porto Feliz foi iniciada em 2003, com parte de energia gerada a partir da utilização de cavaco de madeira. A nova e moderna usina é altamente eficiente, com uma taxa de conversão de energia de 90% e possibilitará total independência em relação ao fornecimento externo de energia.

“A nova planta assegurará não só o fornecimento de energia em longo prazo, mas também competitividade para a nossa unidade, com energia economicamente acessível e amigável ao meio ambiente”, diz Joerg Hellwig, chefe da unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos da LANXESS.

“O Brasil representa um mercado muito importante para todo o grupo e o investimento na nova planta mostra o comprometimento da empresa com o País”, afirma Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS no Brasil.

Processo - O processo todo funcionará como uma grande panela de pressão. O bagaço da cana é queimado, gerando calor e esquentando a água armazenada. Essa água vira um vapor com alta pressão que aciona as turbinas, gerando assim, energia. O vapor é utilizado no processo de produção que retorna como água novamente, sendo reaproveitada.

Além de o processo ser totalmente limpo e com resíduo quase zero (as cinzas do bagaço são excelentes adubos naturais), possibilitará também a geração de créditos de carbono cuja venda é fator imprescindível para a sustentabilidade do projeto que visa a promoção de um crescimento limpo e competitivo.

Alguns dos processos de produção sustentáveis da LANXESS no mundo - O claro compromisso da LANXESS com processos de produção duradouros e voltados à proteção ambiental é observado em todo o mundo. A empresa está construindo uma planta de redução do gás hilariante na unidade alemã de Krefeld-Uerdingen. Com este projeto, a LANXESS reduzirá as emissões de gases nocivos na Alemanha em cerca de 80% até 2012.

Na unidade indiana de Thane, a LANXESS substituiu, como em Porto Feliz, recursos de combustível fóssil por recursos renováveis na produção. Ao fazê-lo, os custos com a geração de vapor sofreram uma queda de cerca de 40% nos dois primeiros anos e cerca de 12 mil toneladas de CO2 foram reduzidas.

Outra iniciativa de destaque é a planta da LANXESS na cidade chinesa de Wuxi, que recebeu vários prêmios por seus padrões ecológicos. O consumo de energia foi reduzido em aproximadamente 70% e o consumo de água foi reduzido em cerca de 80%, comparados a 2006.

LANXESS: produtor líder de pigmentos de óxido de ferro em todo o mundo - A unidade de negócios de pigmentos inorgânicos da LANXESS é uma dos principais produtoras de pigmentos à base de óxido de ferro em todo o mundo e produz aproximadamente 350 mil toneladas de pigmentos de óxido de ferro e cromo por ano em suas unidades localizadas nos EUA, Brasil, Austrália, Ásia e Europa. Com as unidades em Krefeld/Uerdingen, Jinshan/China e Porto Feliz/Brasil, a LANXESS opera as maiores unidades de produção de óxidos de ferro do mundo.

A unidade de negócios de pigmentos inorgânicos pertence ao Segmento Performance Chemicals que teve um faturamento de EUR$ 1,97 bilhões em 2007.

LANXESS - A LANXESS é um grupo-líder em especialidades químicas, que em 2007 obteve um faturamento de EUR$ 6,61 bilhões e atualmente emprega 15.100 colaboradores em 21 países. A empresa está presente mundialmente em 44 localidades de produção. No Brasil, a empresa tem cerca de 400 funcionários distribuídos nas unidades de Porto Feliz (SP), São Leopoldo (RS), Recife (PE) e São Paulo. O núcleo dos negócios da LANXESS é formado por desenvolvimento, fabricação e comercialização de materiais sintéticos, borrachas, produtos intermediários e produtos químicos especiais.

O nome LANXESS é a combinação das palavras francesa lancer (lançar) e da inglesa success (sucesso). A LANXESS é uma empresa dinâmica, orientada para o futuro, com foco nos negócios que se destaca entre os líderes mundiais no segmento de produtos químicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira