Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

A importância da integração de gerações

A sociedade se renova e manifesta cada vez mais a jovialidade como expressão do seu progresso e desenvolvimento. Rupturas culturais e novos paradigmas de valores têm, por conseqüência, aumentado as crises de identidade.

Assim como os jovens, a pessoa idosa experimenta situações de crise por perceber que vive em um mundo muito diferente daquele em que foi criada em sua juventude. As contradições de hoje em dia acabam atingindo seus princípios fundamentais. Possibilidades, escolhas, experiências e valores tornam-se relativos e descontínuos.

As novas gerações buscam novos modelos culturais de valores e os idosos acabam sentindo-se à margem do convívio da juventude. Valores e situações parecem não enriquecerem a ambos os grupos, levando à exclusão. O jovem de hoje se esquece de que será o idoso de amanhã e passará pelos mesmos dramas de seus pais e avós.

Analisar as diferentes gerações e saber conviver com pessoas de todas as idades e formações é prova de sabedoria, ao passo que ignorar a importância dessa experiência acaba enfraquecendo o poder e empalidecendo a beleza de cada geração, descontinuando a tradição.

É inegável que existe uma tendência social de exclusão dos idosos, por serem julgados pessoas improdutivas na sociedade que se apóia na tecnologia, na estética, e em novos modelos de família e de costumes.

Felizmente, há grupos que valorizam as riquezas das gerações e buscam de fato uma integração baseada no reconhecimento mútuo dos valores de cada uma, contribuindo para o progresso da humanidade. Por isso, não podemos nos esquecer de que o novo um dia será velho e de que esse tipo de sabedoria será sempre valioso para todas as gerações.

. Por: Pe. Aluísio Ricardo Aleixo de Sousa é teólogo e sacerdote da Comunidade Canção Nova (www.cancaonova.com)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira