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08/10/2008 - 11:08

Behr na SAE: o estado da arte em sistemas de gerenciamento térmico

Os últimos avanços tecnológicos para o mercado brasileiro em sistemas de gerenciamento térmico. Estes são os destaques da Behr Brasil durante o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologias da Mobilidade SAE Brasil 2008, que acontece de 7 a 9 de outubro, em São Paulo. A Behr Brasil é um dos principais fabricantes e fornecedores de equipamento original de sistemas de refrigeração de motor e ar-condicionado para veículos leves e pesados.

“Além de alta tecnologia, queremos mostrar ao mercado todo o expertise de sistemista da Behr Brasil, que conta com um corpo de engenheiros que trabalha constantemente na busca das melhores soluções na interface e integração dos vários componentes de um sistema térmico, oferecendo às montadoras produtos customizados, que atendam às mais diversas necessidades, aliando melhores performance e relação custo-benefício”, enfatiza Fernando de Campos, COO (Chief Operations Officer) da Behr Brasil, responsável pela área de Desenvolvimento de Produtos.

A utilização de radiadores menores, porém mantendo a mesma performance, é um exemplo de downsizing de sucesso desenvolvido pela Behr. Com isso, reduz-se o peso do produto, que fica mais compacto e barato, pois usa menos materiais, também proporcionando menor consumo de combustível. Os mesmos já atendem, inclusive, à legislação do Proconve referente ao nível de emissão de poluentes, previsto para entrar em vigor em janeiro de 2009, equivalente ao NLEV (National Low Emission Vehicle Program), dos Estados Unidos.

Mais que atender às leis de emissão, a Behr também desenvolve sistemas que visam à preservação do meio ambiente, como o BehrOxal®, processo isento de cromo para o revestimento de evaporadores de módulos de ar-condicionado.

O BehrOxal® aprimora a proteção anticorrosão do evaporador, inibe a formação de odores, simplifica o gerenciamento da produção, assegura o processo ecológico de revestimento e contribui para a segurança industrial.

Diferentemente do processo de revestimento do cromato amarelo, o processo BehrOxal® funciona ainda sem qualquer emprego de metais pesados ou corrosivos. Isso elimina a necessidade de descarte de resíduos contendo fluoreto e Iodo contaminados com metais pesados.

Paralelamente a esses importantes aspectos ecológicos, o BehrOxal® apresenta melhores propriedades de resistência anticorrosiva em relação ao processo de revestimento de crometo amarelo empregado até então. A condensação não provoca gotículas na camada hidrofílica BehrOxal®. Ao invés disso, forma-se uma película de água que circula muito mais rapidamente. Esse efeito de auto-limpeza diminui o habitat disponível para o crescimento de microorganismos e reduz substancialmente a formação de odores.

A disponibilidade desta tecnologia no Brasil é devido a maior procura por veículos de passeio com ar-condicionado. Em 2004, 48% dos automóveis vendidos no País saíram de fábrica com o equipamento. No ano passado o número saltou para 62%, e a previsão para 2009 é de 70%. “Posicionada como a parceira de desenvolvimento preferencial dos clientes, a Behr Brasil está entre as líderes em fornecimento de ar-condcionado para as montadoras no mercado brasileiro”, destaca campos.

Comerciais leves e pesados - A preocupação com o meio ambiente e com o nível de emissões também são pontos de extrema importância no desenvolvimento de sistemas de arrefecimento para veículos comerciais.

Neste contexto, a Behr Brasil mais uma vez sai na frente, com o desenvolvimento de um sistema EGR – Exhaust Gas Recirculation - apto a atender à norma européia de emissão de poluentes Euro V. No Brasil ainda encontra-se em discussão a implantação da Euro IV.

Com a tecnologia EGR, parte do fluxo dos gases de escape provenientes do motor é arrefecido e tratado, antes de voltar à câmara de combustão. O gás arrefecido tem baixo teor de oxigênio, o que leva a uma temperatura inferior à combustão, reduzindo a formação de óxidos de nitrogênio (NOx) e, por conseqüência, o nível de emissões de poluentes na atmosfera.

Ainda para atender às normas Euro IV e V, a Behr desenvolveu um radiador de água que proporciona maior troca térmica, evitando o aumento do tamanho da peça.

A Behr também possui o maior desenvolvimento em viscos, com controle eletrônico e curva de performance muito mais linear, o que implica diretamente no consumo de combustível. O design das hélices também é constantemente alterado, visando à maior eficiência, traduzida por maior fluxo de ar.

“Líder no fornecimento de sistemas de arrefecimento para caminhões médios e pesados no Brasil e no mundo, a Behr atua, principalmente, no desenvolvimento de soluções que atendam à legislação e com foco em durabilidade”, finaliza o COO da empresa no País.

A Behr - Sediada em Arujá (SP), em uma área de 403 mil m², a Behr Brasil fornece seus produtos para Agrale, Mercedes-Benz, Fiat, Ford, GM, Renault, Scania, Volvo, VW e Iveco, além de exportar parte de sua produção para América Latina, América do Norte, Europa e África.

Com um quadro de 1.000 colaboradores no País (agosto de 2008), a Behr fechou 2007 com um faturamento de aproximadamente R$ 440 milhões e a produção de 2,2 milhões de trocadores de calor (radiadores, evaporadores, condensadores e aquecedores).

Para este ano, a Behr pretende investir mais de R$ 25 milhões no País somente para aumentar sua capacidade de produção e apresentar um crescimento de seu faturamento em torno de 10%.

Behr no mundo - O Grupo Behr é um dos líderes no mundo em fornecimento de equipamentos originais para carros de passeio e veículos comerciais. Fundada em 1905, em Stuttgart, na Alemanha, a Behr tem forte presença mundial, com 17 unidades de desenvolvimento e 28 plantas produtivas, além de 12 joint ventures instaladas ao redor do mundo.

Atualmente, o Grupo Behr emprega 20.000 colaboradores e obteve, em 2007, um faturamento de cerca de 3.4 bilhões de euros.

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