Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2008 - 11:11

Estudantes brasileiros partem para Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos em Missões além da sala de aula

Em dez dias, grupos vivenciam realidades culturais destes países e cumprem agenda de reuniões em organizações internacionais, think-tanks e órgãos de governo.

O mundo ficou pequeno com a globalização. Hoje, as relações pessoais e empresariais não dependem mais da geografia. Não há mais fronteiras entre pessoas e negócios. Nesse universo, a Interaction Times – empresa de consultoria em relações internacionais - que também prepara candidatos a líderes internacionalistas e empresários para o mercado internacional, carimba o passaporte de 25 estudantes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) rumo a grandes centros econômicos mundiais: Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos e Dubai e Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU). A expedição vai de 10 a 19 de outubro.

“A idéia é vivenciar a cultura de cada país de forma que estes aspirantes a executivos internacionais se tornem profissionais mais completos”, diz Marcus Peçanha, internacionalista e diretor-presidente da Interaction Times.

A missão estudantil aos Estados Unidos conta com uma agenda rígida, com reuniões diárias nas mais importantes organizações internacionais sediadas em Nova Iorque e Washington, como nas Organizações das Nações Unidas (ONU), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Mundial, Greenpeace, além de universidades como a Universidade de Colúmbia e escritórios de representação diplomática como a Embaixada Brasileira em Washington.

Em Dubai e Abu Dhabi, uma das regiões mais ricas do Oriente Médio, os estudantes terão a oportunidade de conhecer como a criatividade e investimentos estratégicos podem fazer a diferença no desenvolvimento de um país. Durante uma semana, a missão contará com uma agenda institucional permeada pelo tema do empreendedorismo, com visitas especialmente agendadas na Embaixada do Brasil, na Odebrecht, no Departamento de Promoção ao Turismo e Comércio de Dubai, Bolsa de Valores dos EAU, além de reuniões com representantes da Perdigão, Marcopolo, Centro de Distribuição da APEX, entre outros.

Além de fazer contatos e criar um networking de nível global, os estudantes dos cursos de administração, relações internacionais, economia e engenharia vão conhecer com mais profundidade alguns dos melhores cursos de mestrado e doutorado do mundo, além de ver in loco como os internacionalistas lidam com a grande variedade de desafios nas áreas do Direito Internacional, Economia Política, História das Relações Internacionais e Diplomacia, já que esses profissionais compartilharão suas experiências e conhecimentos.

Aos que desejam se internacionalizar, ou seja, romper fronteiras e desenvolver uma carreira internacional, Peçanha aconselha que é muito importante ter características de liderança, falar inglês fluentemente e ter flexibilidade cultural - ter sensibilidade para lidar com culturas diferentes.

De acordo com o vice-diretor da Faculdade de Economia da FAAP, professor Luiz Alberto Machado, as missões são um aprendizado fundamental para futuros profissionais que, num curto espaço de tempo, poderão integrar missões empresariais ou diplomáticas. “Participar de uma missão dessa natureza é muito diferente de viajar a turismo, uma vez que, depois de agendas carregadas dia após dia, com sucessivas reuniões e refeições de negócios, é necessário muitas vezes entrar madrugada enviando relatórios ou pedidos pela internet”, afirma Machado. É exatamente com esse espírito que a FAAP e a Interaction Times idealizaram as missões estudantis.

II Missão Estudantil da FAAP aos EUA, de 10 a 19/10 | I Missão Estudantil FAAP a Dubai, de 11 a 19/10. | www.interactiontimes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira