Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Companhia Vale do Rio Doce compra AMCI Holdings Australia por 835 milhões de dólares australianos


A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) acaba de celebrar contrato de compra e venda para a aquisição de 100% da AMCI Holdings Australia Pty (AMCI HA) por AUD (dólares australianos) 835 milhões.

A AMCI HA é uma empresa privada com sede em Brisbane, no estado de Queensland, Austrália, que opera e controla ativos de carvão através de participações em joint ventures. A participação da CVRD é equivalente a capacidade nominal de produção de 8,0 milhões de toneladas de carvão (predominantemente carvão metalúrgico) e reservas de 103 milhões de toneladas. A dívida líquida da AMCI HA em 30 de novembro de 2006 era de AUD 157 milhões.

A AMCI HA está localizada em duas das melhores regiões produtoras de carvão na Austrália – Hunter Valley, no estado de New South Wales, e Bowen Basin, no estado de Queensland – e seus principais ativos de carvão são:

(a) Integra Coal Joint Venture (Integra Coal), Hunter Valley, minas a céu aberto e minas subterrâneas. A AMCI HA detém 61% da Integra Coal.

(b) Carborough Downs Joint Venture (Carborough Downs), Central Queensland, mina subterrânea em processo de ramp up para atingir plena capacidade em 2009/2010. A AMCI HA possui 80% de Carborough Downs.

(c) Isaac Plains Joint Venture (Isaac Plains), Central Queensland, mina a céu aberto em processo de ramp up para alcançar plena capacidade em 2009/2010. A AMCI HA detém 50% de Isaac Plains.

(d) Broadlea Joint Venture, Central Queensland, mina a céu aberto, 100% detida pela AMCI HA.

(e)Nesta aquisição também está incluído um extenso portfólio de exploração de reservas de carvão com grande possibilidade de prospecção - potencial para 3,0 bilhões de toneladas de material mineralizado não auditado.

Uma importante parte da estratégia de crescimento da Companhia contempla investimentos no negócio de carvão. Anteriormente a esta aquisição, a CVRD já detinha participações minoritárias em duas empresas chinesas – Shandong Yankuang International Coking Co. e Henan Longyu Energy Resources Ltd. A Companhia também está concluindo estudos de viabilidade para desenvolver um grande depósito de carvão em Moatize, Moçambique, além de estudos de pré-viabilidade no depósito de Belvedere, Bowen Basin, no estado de Queensland, Austrália.

A aquisição da AMCI HA cria uma forte plataforma de crescimento para o desenvolvimento do negócio de carvão da CVRD e contribui para diversificar nosso portfólio de produtos, provendo simultaneamente a diversificação geográfica em um país investment-grade e um dos mais ricos em recursos naturais no mundo, a Austrália. Isso nos permite acesso a ativos em operação, com infra-estrutura logística disponível e grande potencial de crescimento. Juntamente com os ativos de mineração de primeira linha, a aquisição da AMCI HA traz um time altamente capacitado em desenvolvimento de projetos de carvão, operações e marketing, que serão importantes para a nossa expansão nesse negócio.

Foto: José Lancaster, diretor executivo de planejamento e gestão, Gabriel Stoliar, diretor executivo de planejamento e gestão - Pedro José Rodrigues, diretor executivo de desenvolvimento de novos negócios | Crédito: Arquivo CVRD

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira