Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2008 - 11:37

Como procurar um novo emprego sem perder o atual


Um emprego novo não significa apenas uma remuneração maior e sim um conjunto de fatores além desse como: plano de carreira, política de benefícios, ambiente de trabalho, localização da empresa (qualidade de vida), porte e estrutura da mesma, nomenclatura de cargo, forma de contratação e desafio proporcionado, entre outros. Ninguém acredita que irá encontrar um emprego novo, com uma equação interessante desses fatores, sem esforço. Ainda mais nos dias atuais. Entretanto ,nem todos utilizam o caminho correto para fazê-lo.

O mais importante é não colocar em risco o emprego atual neste processo. Por isso é sempre recomendado por especialistas aos que trabalham que busquem um suporte profissional de empresas de recolocação profissional e assessoria de carreira para não dividir o tempo entre o certo e o duvidoso para acabar não ficando com nenhum dos dois. O ponto de equilíbrio entre a busca do novo emprego e a manutenção do atual é tênue – e deve-se levar em conta que, quem se contenta com um emprego banal ,apenas por medo de enfrentar o mercado de trabalho, está fadado ao fracasso profissional.

Se você tem esperado o momento certo para começar a procurar um novo emprego, confira as dicas para dedicar-se a esta tarefa, sem colocar em risco seu emprego atual.

Cuidado com o e-mail - Ao procurar uma recolocação, aja sempre com segurança. E-mails corporativos muitas vezes são rastreados pelas empresas, dependendo da política de segurança delas. O ideal é usar a conta de e-mail pessoal para este tipo de contato ou, preferencialmente, nunca fazê-lo dentro de sua empresa atual, especialmente quando começar a discutir as bases da proposta de emprego. Além disso, seu futuro empregador não irá gostar de saber que você gasta seu tempo no escritório em assuntos pessoais.

No meu dia a dia ,entrevisto inúmeros profissionais que me dizem que abrem sites de recolocação e anúncios de vagas durante seu horário comercial. Isso é um grave erro. O mínimo de respeito por seu atual empregador deve ser mantido ,mesmo quando já não existe uma boa relação.

Atenção e zelo ao passar referências - Ex-colegas de trabalho normalmente são os primeiros a saberem que você está à procura de um emprego novo. Mas os colegas atuais são os mais indicados para dar boas referências a seu respeito. Pense muito bem antes de falar com algum deles e pedir sigilo em relação a isso. Se você não estiver seguro de que são confiáveis, não fale com ninguém. Mais importante que a referência é o sigilo.

Administre bem o seu tempo - Uma entrevista no café da manhã é o ideal para quem está empregado. Tente agendar para o horário das 8 h, pois assim você conseguirá estar às 9 h em seu trabalho sem causar qualquer suspeita. Entrevistas no meio do dia requerem mentiras grandes para as ausências. O ideal mesmo é poder contar com o auxilio de um gerente de carreiras para fazer a triagem detalhada das oportunidades conforme seu interesse e não fazer com que saia de sua rotina diária para discutir propostas não tão atrativas. Atualmente a D”Moraes possui mais de 65% de seus clientes profissionais que estão no mercado e que buscam nossos serviços para, além de potencializar suas chances de serem bem recolocados ,administrarmos esse processo de transição.

Nunca deixe de dar o seu melhor - Mesmo quando se busca uma nova colocação, nunca deixe de fazer o seu melhor no trabalho atual. É comum as pessoas que procuram um novo emprego viverem uma verdadeira paranóia nas empresas nas quais estão trabalhando. Se você continuar a se dedicar ao máximo ao seu trabalho, certamente será reconhecido, ficará com a consciência tranquila e terá prazer em trabalhar - e assim aumentará a vontade de buscar algo melhor em seu tempo livre. Afinal, a busca por um novo emprego não é certeza de consegui-lo e você tem que garantir o seu emprego atual.

. Por: Cláudio Moraes é diretor da D”Moraes Recursos Humanos | ( www.dmoraes.com.br ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira