Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2008 - 08:25

Otimização energética é tema de workshop da Voith Paper no ABTCP 2008

A empresa leva ao congresso sua experiência em redução de custos e ganho de competitividade no mercado de produção de papel e celulose.

A Voith Paper Brasil promove no 41º ABTCP, maior evento do setor de Papel e Celulose na América Latina, o workshop “Soluções Voith para o Aumento da Competitividade na Produção de Papel e Celulose”. Na manhã do dia 14 de outubro, o público poderá acompanhar palestras de profissionais da empresa expondo a importância do gerenciamento de energia na máquina de papel, com soluções para a preparação de massa, tratamento de efluentes e otimização energética em máquinas de papel e desaguadoras.

Para a empresa, é notório que os recursos gerais de produção de papel e celulose estão cada vez mais limitados. Logo, é impossível promover desenvolvimento sem pensar em processos e equipamentos que possibilitem a otimização desses recursos. Hoje, todos os projetos sob a responsabilidade da marca são pensados não mais visando unicamente o aumento de produção e qualidade, mas também dentro de um conceito de otimização de fibras, água e energia. O constante desafio e compromisso da Voith Paper são com o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem uma produção econômica e ambientalmente sustentável.

Exemplos de práticas sugeridas pela Voith Paper como mais econômicas e com capacidade para oferecer melhores condições de competitividade estão na área de Fiber Systems, dedicada ao setor de preparação de massa. Neste segmento, a Voith tem desenvolvido processos e equipamentos que possibilitam o uso cada vez maior de fibras recicladas na produção de papel, como o de jornal. Já existem plantas desse tipo de produção que operam 100% com papel reciclado. A marca alemã desenvolve ainda equipamentos como o Ecomizer, que são cleaners que permitem menor perda de fibras para os rejeitos além de um menor consumo de energia. Discos para refinadores Pluralis e desagregador de quebras Compact Pulper também são partes de uma máquina de papel capazes de gerar economia de energia de até 20%.

Na área de efluentes, a divisão da Voith Paper Environmental Solutions tem desenvolvido tecnologias que permitem uma redução gradual do uso de água no processo de fabricação permitindo o maior fechamento de circuitos. Também desenvolveu o reator Anaeróbico R2S que converte a suspensão orgânica dos efluentes em biogás com alto poder calórico.

Na seção de secagem reside o maior custo para extração de água. Logo, soluções como sistema de vapor e condensado em cascata no lugar do termo-compressor, uso de termanel e sifão estacionário em cilindro secador são algumas das possibilidades de economia de energia.

A Prensa de sapata NipcoFlex da Voith proporciona aumentos de produção e de qualidade em uma máquina de papel e ainda é capaz de contribuir para um menor consumo de vapor devido aos maiores teores de seco que proporciona na saída da seção de prensas.

A empresa também está atenta à importância de se fazer constantes auditorias no processo de fabricação de papel e celulose para identificar possíveis perdas de fibras, energia ou água.

ABTCP – 41º Congresso e Exposição Internacional de Papel e Celulose, de 13 a 16 de outubro, no Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo – SP). | www.abtcp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira