Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2008 - 09:18

13º Festival Internacional de Dança do Recife coloca a cidade no mapa da dança mundial

Vinte e uma atrações, cinco estados do Brasil e dois continentes. Foi com orgulho que O Teatro Apolo realizou no dia 2 de outubro (quinta-feira) coletiva de imprensa do Festival Internacional de Dança do Recife, que apresenta sua 13ª edição, realizada entre os dias 9 e 19 de outubro. Entre espetáculos, oficinas, palestras e encontros paralelos, as diferentes atividades do evento estarão em oito palcos da cidade. A cerimônia de abertura será quinta-feira (9), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, quando a bailarina e professora Betsy Gatis, prestes a completar 89 anos, receberá a merecida homenagem pelo pioneirismo no ensino da dança em Pernambuco. Logo depois, é a vez da esperada performance "Quinteto", o mais novo espetáculo da companhia carioca Staccato Dança Contemporânea, dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas.

Entre as atrações estrangeiras estão os espetáculos "Umwelt", da companhia francesa Maguy Marin (Centro Coreográfico de Rillieux-la-Pape – Paris), e "Tierra de Mandelbrot" e "Plano Difuso", do coreógrafo argentino Edgardo Mercado. O 13º Festival Internacional de Dança do Recife é uma realização da Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, com patrocínio e apresentação da Petrobras.

O secretário de cultura do Recife, João Roberto Peixe, ressalta que nos últimos oito anos o festival deu um grande salto. “Como parte da nossa política cultural, as mudanças foram acontecendo progressivamente. O seu formato incorporou a política de descentralização cultural, o evento foi amadurecendo e, através de um trabalho de curadoria qualificado, consolidou um novo perfil que valoriza a qualidade artística, os grupos e companhias profissionais. Entrou no circuito brasileiro dos grandes festivais de dança e, a partir de 2007, passou a ser um festival internacional. É importante lembrar que nestes anos, paralelamente, os grupos de dança da cidade avançaram tanto na profissionalização e qualificação do seu trabalho quanto na sua organização, especialmente após o surgimento do Movimento Dança Recife. Hoje vivemos um novo momento da dança no Recife e esta 13ª edição do festival reflete isso”, depõe Peixe.

Para Arnaldo Siqueira, coordenador geral do festival, o foco da edição 2008 é o intercâmbio, articulação e fortalecimento entre artistas, grupos e movimentos do Brasil e do mundo. “Procuramos investir na profissionalização artística e convidar espetáculos que apresentem preocupação cênica, investigações de linguagem, uma poética própria, sendo o próprio palco uma tribuna”, afirma. Segundo Siqueira, a coordenadoria não deseja privilegiar nenhum segmento específico, mas sim, buscar iniciativas que contemplem um perfil de criação. “Por isso, hoje podemos afirmar que o Recife faz parte de um circuito internacional de festivais de dança”, complementa o coordenador geral do 13º Festival Internacional de Dança do Recife.

13º Festival Internacional de Dança do Recife, de 9 a 19 de outubro, em diferentes palcos e espaços da cidade, abertura às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Santo Antônio).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira