Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2008 - 09:20

Tabuleiro de xadrez feito com papel de bala é destaque em exposição

Trabalho homenageia Machado de Assis.

A obra 'Quem nunca jogou xadrez que atire a primeira bala', do artista plástico Eduardo Ribeiro, é uma das atrações da mostra coletiva 'Diálogos - Interpretando Machado'. Ribeiro buscou inspiração em um trecho do livro 'Iaiá Garcia' e no fato de Machado ter sido grande admirador do jogo, chegando a tirar o terceiro lugar no primeiro campeonato disputado no Rio. Em exposição até o dia 17 de outubro na Biblioteca Pública do Estado (Bperj), o trabalho é composto por 64 papéis de balas, nas cores branca e preta.

Conhecido pelo seu trabalho arrojado e inovador, Eduardo foi um dos artistas plásticos convidados pela Bperj para participar da mostra. A exposição que teve inicio no dia 19 de setembro, reúne trabalhos de outros 24 conceituados artistas contemporâneos. Todos os temas apresentados têm ligação direta ou indireta ao universo machadiano.

Materiais inusitados, como papéis de balas, caixas de leite e garrafas, são a marca registrada do artista, que através deles criou outras obras de destaque, como: 'Poesia em Letras Garrafais', 'Estou aqui só de passagem' e 'Via Láctea'. O objetivo, segundo Eduardo, é provocar no expectador uma reflexão mais intensa sobre o meio ambiente. "Esses materiais, se jogados na natureza, poderiam levar milhões de anos para serem reincorporados por ela, por isso tento aproveitá-los a serviço da arte", explica ele.

A integração da poesia com a arte visual é outra característica marcante desse artista caxiense e membro do grupo Imaginário Periférico. Eduardo lançou na década de 80 a revista 'Arrulho', que há 22 publica poesias alternativas de poetas brasileiros e é fundadores do site 'Baixada Fácil', que tem por objetivo divulgar as ações culturais e positivas da Baixada Fluminense.

Exposição: 'Diálogos - Interpretando Machado', de 19/09 à 17/10, de segunda à sexta, das10h às 18h, Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro - RJ, Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (Bperj).Entrada: Franca. Mais informações sobre a vida e obra do poeta e artista plástico, Eduardo Ribeiro, no site: www.baixadafacil.com.br/edu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira